A cultura em evidência durante o 3º Farol Literário em Torres

Evento ocorre nos dias 15 e 16 de novembro no auditório da Casa da Terra, com realização da Casas do Poeta de Torres e Vale do Mampituba

8 de novembro de 2019

Literatura, música, teatro, história, turismo, arte e cultura em geral fazem parte da diversa e dinâmica programação do 3º Farol Literário de Torres que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, com as principais atividades sediadas na Casa da Terra. Haverá palestras, rodas de conversas, oficinas de escrita, teatro, sarau poético e musical, homenagens, exposição de arte, lançamento de livros, feirinha de troca-troca e sebo de livros.

O evento é aberto a toda a comunidade. O objetivo dos organizadores é fazer com que os participantes saiam inspirados, querendo ler mais, escrever, discutir novos assuntos, promover e dinamizar a cultura em geral na região.

A realização é do Movimento Torres Além Veraneio (Motave) sendo a organização em parceria com a Casa do Poeta de Torres e a Casa do Poeta Vale do Mampituba, de Passo de Torres. O evento conta com o apoio do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região (CEHTR), da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências (Alpas 21) e da Prefeitura de Torres.

 

Programação de Sexta-feira (15)

 

A abertura do 3º Farol Literário de Torres acontecerá no dia 15 de novembro, às 14h, na Casa da Terra, seguida de uma homenagem pelos 20 anos de morte do historiador e escritor Ruy Ruben Ruschel. Para uma rápida explanação sobre o seu legado na construção e reconstrução da História de Torres e Região foi convidado o historiador Rafael Frizzo. Após haverá a performance teatral “Aquella”, por Rita Stann.

Às 15h iniciará o painel “Construindo e integrando o Vale do Mampituba”, que terá como mediador o secretário de Turismo de Torres Fernando Nery, e os convidados Leonardo Gedeon, que abordará “A importância da valorização e preservação do Patrimônio Histórico” e Geraldo Medeiros, que falará sobre o Geoparque Caminho dos Canions.

Às 16h será a abertura da mostra de artes, onde os participantes do evento poderão apreciar obras de Ivette Muller (Florianópolis), Marlon Selva (São João do Sul), Breno Stern (Criciúma) e Paulo Batista, Renata Reis, Jorge Saes e Jorge Hermann, de Torres. Em seguida haverá a atividade chamada “Palco Livre”, espaço para livre expressão artística, que contará com a participação do Grupo de poetas Café com Poesia de Torres.

O fechamento do primeiro dia de atividades será com o sarau poético-musical “A cultura é resistência”, a partir das 20h, no Quintal da Dindinha (av. Beira Rio, 970), em Passo de Torres. Também haverá homenagem à escritora e poeta Aledir Bristot e inauguração da Sala Açores, da Casa do Poeta Vale do Mampituba.

 

Programação de Sábado (16)

 

No sábado, dia 16 de novembro, as atividades do 3º Farol Literário de Torres começam às 9h, na Casa da Terra, com a palestra “O caos morde a palavra” com Joaquim Moncks, presidente da Poebras. Após os debates, por volta das 10h30, os participantes do evento visitam o Espaço Cultural Ten Caten, localizado em frente à Casa da Terra. Depois, 11h, começa a Roda de Prosa do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região sobre “O legado de Ruschel na historiografia de Torres e Região e sua importância para pesquisadores e escritores da região”, com Bento da Silva Barcelos, Jaime Batista, Débora Fernandes e a coordenação de Nelson Adams.

Na parte da tarde, às 14h, terá início a minifeira de livros e o lançamento de livros, com sessão de autógrafos. Já às 16h começará a oficina “A escrita e o escrever”, com o jornalista Milton Saldanha, do Rio de Janeiro, e às 17h30, a oficina “Escrita Criativa”, com Rozelia Scheifler Rasia, presidente da ALPAS 21, de Cruz Alta. O investimento para participar das oficinas é de R$ 5,00 ou doação de um livro infantil.

À noite, com início às 19h30, acontece o painel “O homem, esse desconhecido” com a professora de Literatura Jane Tutikian, vice-reitora da UFRGS e integrante da Academia Rio-grandense de Letras, tendo como moderador Eduardo Jaques.  Finalizando o evento, a partir das 20h30 haverá o painel “Ativismo Cultural: importância e vertentes”, com moderação de Vera Barroso, criadora do Projeto Raízes de Santo Antonio da Patrulha. Os painelistas serão: Elpídio Nunes, poeta e escritos de Manaus, Lindinete Pereira do Nascimento, poeta e jornalista de Salvador, Jefferson Dieckmann, escritor e poeta de Curitiba, professor António Filipe Neiva Soares e professora Santa Inéze da Rocha Soares do Instituto Cultural Português, Porto Alegre, e Fabian Mariotti, presidente da Academia de Letras do Litoral Norte.

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados