Aberta primeira exposição no Chalé Memorial do Surf nos Molhes

Exposição “História do Surf de Torres AST/Montebello" reuni acervo sobre personalidades do esporte e seu desenvolvimento na cultura de Torres

1 de novembro de 2019

Após muita expectativa e espera, foi aberta na tarde desta quarta-feira, 30 de outubro, a exposição “História do Surf de Torres AST/Montebello”. A mostra marca a inauguração do Chalé do Memorial do Surf – histórico imóvel remontado no começo de 2018 na Praia dos Molhes, na Praça Zeca Scheffer. O evento reuniu surfistas conhecidos da cidade, muitos deles, ex-dirigentes da Associação de Surfistas de Torres (AST). Foi uma tarde de reencontro de amigos que se viam constantemente no mar. Quem quiser conhecer a história do surf em Torres, não pode deixar de visitar o local!

A exposição foi uma iniciativa da AST em parceria com a Monte Bello Construtora e Incorporada, de acordo com o chamamento público nº270/2019. Na entrada do Chalé, em destaque, a réplica da primeira prancha usada em Torres no ano de 1955 por Oscar Martins de Lima (considerada uma das primeiras pranchas de surf do Brasil). Também em destaque, a história de nomes lendários do esporte em Torres – como Zeca Scheffer (desbravador de ondas grandes – falecido alguns anosatrás) e da família Dornelles (em especial Rodrigo ‘Pedra’ Dorneles, que em 2007 foi o melhor surfista brasileiro no ranking mundial). Fotos, troféus e muitos mais podem ser visitados de terça a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A partir de 15 de dezembro o horário será ampliado.

 

Aproveitando tradicional chalé em ‘área nobre’ do surf gaúcho

FOTO: Bom público prestigiou abertura da primeira exposição no Memorial do Surf (FOTO: Carlos Kinsiona)

 

Na cerimônia de abertura falaram o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Fernando Nery, o presidente da AST, Giuliano Homem, Irene Martins, esposa de Oscar Matins de Lima e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Jacques. Todos destacaram a importância da abertura do espaço (e da exposição) para Torres, logo em frente a um dos melhores pontos para a prática do surf na costa gaúcha. Lembrando que a Praia dos Molhes já recebeu diversos circuitos e campeonatos da modalidade – incluindo uma etapa mundial do WQS em 2004. O secretário de Turismo de Torres, Fernando Nery, agradeceu ao empenho da AST – em especial ao presidente da entidade, Giuliano Homem, para concretização da exposição.

Ainda foi destacado por muitos, que a mostra ocorre na edificação que é outro símbolo do esporte. Construído em madeira nos anos 40, o Chalé abriga agora o Memorial do Surfe, doado pela família de Gerdau Johannpeter. A tradicional família é grande incentivadora da prática do esporte em Torres, sendo que o Sr. Johannpeter foi um dos primeiros surfistas da década de 60 em nosso Litoral.

Entre os presentes na abertura do espaço, nomes como Carlos Joni Salles, primeiro presidente da Associação, criada há 35 anos, e surfistas como Breno Clezar Júnior, Felipe Raupp, ‘Formiga’, Krieger, Marco Antônio ‘Macaco’ Machado, Ricardo Dornelles ‘Fogo’, entre outros. Também presentes, amigos e familiares dos desportistas, como por exemplo, os que estavam para homenagear Zeca Scheffer e Oscar Martins de Lima.


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados