Desde a primeira semana de junho estão abertas as inscrições gratuitas para a 20ª Feira da Biodiversidade, que será realizada dia 28 de junho no Salão Paroquial de Três Cachoeiras. Até agora, 13 grupos e uma escola já se inscreveram por meio do formulário disponível no site do Centro Ecológico.
Além das bancas de produtos, a programação prevê oficinas de despolpa de açaí juçara, meliponicultura (abelhas nativas) e compostagem de resíduos orgânicos. O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) vai coordenar um espaço de cuidado e bem-estar.
A profissional de alimentação saudável e frutas nativas Lídia Figueiró, do Encontro de Sabores de Passo Fundo, será a responsável pelo almoço, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Três Cachoeiras (STR).
A Feira da Biodiversidade 2023 é uma promoção da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Urbanas (AMTRU) e Centro Ecológico, em parceria com o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, Cooperativa Econativa, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Torres e Três Cachoeiras. Climate Innovation Accelerator e Rede Terra do Futuro apoiam a iniciativa.
Participação do STR
Apesar da presença em outras edições da Feira da Bio, é a primeira vez que a Regional Litoral dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais participa com banca e alimentação. “A gente está organizando uma banca da comissão de mulheres da Regional, juntamente com as mulheres do Movimento (MMC). Vamos falar um pouco da Marcha das Margaridas que a gente tem esse ano e também o projeto da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras) e da Fiocruz(Fundação Oswaldo Cruz) com as cadernetas”, disse a pesidente do STR de Três Cachoeiras, Janaine Aguiar Cardoso. As Cadernetas Agroecológicas são um instrumento para as mulheres do meio rural registrarem o que e quanto elas produzem em seus quintais e roças que é consumido, trocado, comercializado.
Jantar com sopas para Marcha das Margaridas
Janaíne adianta que, à noite, a Regional vai promover um jantar com sopas. O dinheiro da venda dos ingressos vai possibilitar a participação das mulheres na Marcha das Margaridas, dia 15 e 16 de agosto em Brasília. Esta ação realizada a partir dos anos 2000 é considerada uma das maiores articulações de mulheres da América Latina.