Na tarde desta quarta-feira (19), após troca de informações de Inteligência fiscal entre as autoridades tributárias federais e estaduais, foi interteceptado um caminhão na rodovia federal BR101, em Torres/RS, município por onde o veículo sairia do Rio Grande do Sul.
Na verificação física do veículo , restaram localizadas, escondidas sob caixas de água sanitária, que era o que constava na nota fiscal apresentada, caixas com canetas esferográficas de origem chinesa. O total de mercadorias apreendidas totalizou 900.000 unidades de canetas, valoradas em 250 mil reais.
“A ação da Aduana brasileira impediu que mais de cem mil reais fossem sonegados da sociedade brasileira, bem como impediu que materiais de uso escolar fossem introduzidos no mercado brasileiro sem a devida certificação do INMETRO. O condutor do veiculo será representado criminalmente perante o Ministerio Publico”, destacou a assessoria da Receita Federal.
O proprietário do conjunto caminhão/semi-reboque, utilizado na prática criminosa, sendo constatada sua participação no ilícito, será penalizado com a pena de perdimento aduaneiro.
*Com Imprensa Receita Federal