Administração de Arroio do Sal destina R$ 750 mil para ‘zerar’ exames de Saúde atrasados na cidade

Os exames em questão (mais de 3600 no total), são de responsabilidade do Estado. No entanto, pós-pandemia, o Sistema Único de Saúde viveu uma sobrecarga que, infelizmente, afetou no atendimento a nível municipal.

4 de setembro de 2023

Foi formalizado na manhã desta segunda-feira, dia 4 de setembro, a destinação de R$ 750 mil para a Secretaria Municipal da Saúde de Arroio do Sal. A confirmação veio durante a visita feita pelo prefeito, Affonso Flávio Angts (Bolão), ao posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central. O valor será para liquidar os exames de saúde atrasados.

Os exames em questão, são de responsabilidade do Estado, no entanto, pós-pandemia, o Sistema Único de Saúde viveu uma sobrecarga que, infelizmente, afetou no atendimento a nível municipal. Dessa forma, visto a necessidade de atender a população que aguarda na fila de espera, o prefeito Bolão reuniu recursos destinados para a saúde pelos deputados e senadores: Alceu Moreira (Federal), Luciano Silveira (Estadual), Maria do Rosário(Federal), Paulo Paim (Senador), Giovani Feltes (Federal), Afonso Motta(Federal), Paulo Pimenta(Federal), Giovani Cherini(Federal), Carlos Gomes (Federal) e Elizandro Sabino (Estadual).

“Nós estamos destinando esse valor para colocar em dia todos esses exames e consultas que estão pendentes”, comemora e observa: “por hoje ser uma segunda-feira, início de semana, é uma notícia muito boa para toda a população e que reflete a boa gestão que a Administração está fazendo.”

O Secretário da Saúde, Diego Feldmann, destaca que esse número nos atrasos das consultas e realização dos exames via o Sistema Único de Saúde (SUS), aumentaram pós-pandemia. “A maioria desses exames são de alta complexidade, como colonoscopia, ressonância, mamografia e endoscopia”, observa e salienta: “com esse valor, será possível realizarmos mais de 3.600 exames e o mais rápido possível.”

Para agilizar o processo, está sendo realizado um mutirão para agendar as consultas e exames por meio do contato telefônico. O secretário Diego informa que os pacientes que estão aguardando o agendamento de novos exames e consultas, devem atualizar seus cadastros junto a regulação. “Nós utilizamos o sistema do telefone para agendar, então, se você estiver com o contato atualizado, receberá a nossa ligação para agendar”, frisa.

 

Mutirão de agendamento

O mutirão de agendamento iniciou nessa semana e ocorrerá até preencher as mais de 3.600 consultas e exames previstos no orçamento. Caso você tenha dúvidas se o contato não está atualizado, vá até o ESF Central para atualizar seu cadastro. O atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados), nos seguintes horários: Segunda: 8h às 12h e das 13h às 16h; Terça a sexta: 8h às 12h e das 13h às 17h.


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados