Os pavilhões da Fenasoja, em Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, sediaram entre os dias 21 e 23 de novembro o 13º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia. Organizado pelo Núcleo Missões, o evento reuniu 1.200 representantes dos 34 núcleos regionais da Rede Ecovida, vindos dos três estados do Sul do Brasil e do sul de São Paulo.
Os núcleos Sul Catarinense e Litoral Solidário também estiveram presentes. Por três dias, agricultoras, agricultores, técnicos, técnicas e indígenas da aldeia Nhu-Porã deixaram suas hortas, quintais, bananais e agroflorestas para conferir os avanços da agroecologia e mostrar o trabalho desenvolvido na região.
Um representante da Agroindústria Morro Azul, por exemplo, partiu de Três Cachoeiras levando banana ecológica e polpa de açaí juçara, que, além de contribuir para a alimentação do evento, em grande parte doada pelos núcleos, foram apresentadas na Feira de Sabores e Saberes, com degustação e venda de açaí juçara cremoso.
Outra fruta nativa do Rio Grande do Sul que ganhou destaque foi o butiá das Missões. A região é uma grande produtora da fruta, que, assim como a juçara, está ameaçada de extinção. Contudo, um esforço conjunto para facilitar a colheita e o processamento permitiu que uma agroindústria processasse 30 toneladas da fruta em 2024.
Essa redução da penosidade do trabalho, com equipamentos adaptados à agricultura familiar, figurou entre os temas abordados nos seminários. Outros conhecimentos compartilhados incluíram o SPDH (sistema de plantio direto de hortaliças), sementes, bioinsumos e mudas de hortaliças.
Bienal
O próximo Encontro Ampliado será organizado pelo Núcleo Serra Mar em 2027. O município sede deste núcleo é Treze de Maio, localizado na microrregião de Tubarão, em Santa Catarina.
A proposta da Rede Ecovida é a promoção da agroecologia. Em seus núcleos regionais, cerca de 2.300 famílias agricultoras se organizam em grupos e associações para produzir e comercializar alimentos saudáveis e sustentáveis.






