Água de ponteira utilizada na Vila São João e no bairro Salinas pode esta contaminada, segundo vereador

Denúncia foi feita na segunda (18) por Gimi (MDB) na tribuna da Câmara dos Vereadores de Torres

Gimi lembra que água de ponteira e urbanidade não combinam e sugere ação da prefeitura para que consumidores deixem de usar a água que estaria contaminada
23 de março de 2019

Em seu depoimento durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, dia 18, o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (MDB), dentre outros assuntos, de certa forma denunciou o que seria uma mazela fruto do resultado do uso de água subterrânea em bairros próximos a urbanidade. Conforme disse em seu espaço público, medições feitas pela Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento) em água consumida por residências em parte da Vila São João, parte do bairro Salinas 2 e até no município do Passo de Torres (através de cano que leva a mesma água por cima do rio) estariam indicando altos índices de alumínio. Gimi lembrou que algumas pesquisas científicas tem sinalizado que a doença mental Alzheimer tem como causa justamente, a contaminação por alumínio. E também denunciou casos de intoxicação por outras contaminações na mesma água.
Gimi lembrou uma espécie de cuidado básico a ser utilizado por todos, quando do uso de ponteiras em áreas habitadas. “Não dá para se confiar em uma água subterrânea obtida em lugares onde as pessoas utilizam fossa séptica para descarregar seu esgoto, só pode dar em contaminação”, sentenciou o vereador. Ele também alertou que – nos bairros já citados – estaria já faltando água nas mesmas casas que se utilizam desta forma de captação, o que tem gerado reclamações. E sugeriu que a prefeitura de Torres junto à Corsan implantasse um projeto de conscientização de troca desta água por água encanada da estatal gaúcha.
O vereador também denunciou a existência de vários casos relatados na região – de diarreia, vômitos e outros males digestivos, sintomas que indicam consumo de água contaminada por coliformes fecais.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados