Na última terça-feira, dia 7 de novembro, durante a reunião mensal do Conselho Municipal da Saúde, Diretora Administrativa da APAE de Torres, Inajara Aparecida Daitx, prestou contas sobre a aplicação dos recursos obtidos pela entidade, recursos oriundos de premiação paga pelo programa NOTA FISCAL GAÚCHA. Trata-se de um rito ordinário porque a entidade presta contas para o Conselho torrense. Mas foi comentado que poucos torrenses estão inscritos no projeto. E que para estar inscrito, basta que as pessoas se cadastrarem e exigir que seu CPF seja incluso nas Notas Fiscais de suas compras. Então, estes valores servirão de referencia para que o projeto do governo do Estado transfira dinheiro para entidades necessitadas dos municípios – como a APAE de Torres.
Chance para entidades (e prêmios para os cidadão)
Em Torres não são muitas instituições cadastrada no programa Nota Fiscal Gaúcha. O que sugere que mais entidades filantrópicas que necessitam de recursos financeiros possam, também, se cadastrar – o que serve para entidades de qualquer município gaúcho. Basta entrar no site do projeto através do endereço nfg. sefaz.rs.gov.br/Cadastro e se registrar. Para a APAE de Torres, no último período apurado, o projeto Nota Fiscal Eletrônica creditou quase R$ 10 mil. E o pessoal da APAE, na mesma reunião do Conselho de Saúde, indicou que a Comunidade Terapêutica Renovar – presente na reunião para buscar apoios locais – se inscrevesse no programa do governo do RS.
E para qualquer cidadão cooperar, basta que também ele se cadastre. É só entrar no site do programa Nota Fiscal Gaúcha e registrar seu CPF. Com isto, cada real gasto em supermercados e lojas de sua cidade você gera UM ponto para uma entidade LOCAL que você escolhe ao se cadastrar. No final de cada período, estes pontos se transformam em créditos e são repassados em dinheiro para as entidades locais escolhidas. E para motivar ainda mais, os cidadãos donos dos CPFs concorrem a prêmios mensais.