Alta taxa de ocupação dos leitos da UTI acende alerta para permanência da bandeira vermelha no Litoral Norte

Coordenadora do 18° CRS indica que, “se a população do Litoral Norte não manter os protocolos de isolamento social e o uso de máscaras, passaremos para a bandeira preta, a mais restritiva do Modelo de Distanciamento Controlado"

Coronavirus Disease 2019 Graphic. (U.S. Air Force Graphic by Rosario "Charo" Gutierrez)
25 de junho de 2020

Os dados demonstrados pelo Boletim Epidemiológico emitido pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (18ª CRS) – na noite de quarta-feira, 24 de junho, às 22h – trazem preocupação em relação a permanência da região Capão da Canoa (que integra os municípios do litoral norte, incluindo Torres) na bandeira vermelha, ou até mais restrições (com a bandeira preta). A bandeira vermelha para as Regiões 04 05 Capão da Canoa foi decretada pelo Governador do RS, Eduardo Leite, no último sábado (20), sendo que é atualizada semanalmente.

Até a noite de quarta-feira (24), conforme o 18°CRS, havia 641 casos confirmados do novo Coronavírus no litoral Norte (sendo 376 já recuperados), com 13 óbitos no total – sendo que 5765 testes para Covid-19 foram contabilizados na região desde o começo da pandemia. O município de Osório, com 145 casos (sendo 2 óbitos), é o que possuí maior número de positivos registrados para Covid-19, seguido por Capão da Canoa (com 70 positivos, sendo 2 óbitos).

Entretanto, estes números já aumentaram de ontem para hoje. E nesta quinta-feira (25) Torres – que até o dia anterior possuía  69 positivos (sendo 64 recuperados e 1 óbito), passou a ser o segundo município da região com maior número de casos na quinta-feira (25), contabilizando 7 novos casos de Covid-19, num total de 76 . Três Cachoeiras é outro município da região com número alto de casos: 50 confirmados (sendo 36 recuparados e 1 óbito) até quinta-feira (25)

 

Ocupação nas UTI’s destinadas a Covid-19

 

Mas o que preocupa é que, segundo os dados do último Boletim, o Litoral Norte possui ao todo 22 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos pacientes positivos e suspeitos de Covid-19, os quais atingiram a maior taxa de ocupação, com 86% dos leitos utilizados na ocasião. Ou seja, na noite de quarta-feira (24) o Litoral Norte possuía somente 3 leitos disponíveis para internados com Codid-19 . “Como os leitos de UTI são regulados pela Central de Regulação Estadual, há pacientes de outras regiões de saúde internados nos hospitais do litoral norte assim como há pacientes residentes do litoral internados em outras regiões de saúde”, esclarece o Boletim da 18ª CRS.

De acordo com a coordenadora regional de saúde, Magda Bartiskoski, “se a população do Litoral Norte não manter os protocolos de isolamento social e o uso de máscaras, passaremos para a bandeira preta, a mais restritiva do Modelo de Distanciamento Controlado”.

Em relação a UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), em Torres, o documento do 18°CRS indica que há 120% de ocupação dos leitos disponíveis – ou seja, mais pacientes do que vagas para internações relacionadas ao novo coronavírus. Entretanto, conforme informou para o jornal A FOLHA a assessoria do Hospital de Torres, esta informação é contestável: fomos informados que, dos 5 leitos em UTI para Covid-19, havia 3 ocupados até as 16h de quinta-feira (25) no HNSN, e há ainda em Unidade de Internação/Emergência mais 01 suspeito e outros 02 confirmados com Covid-19.

 


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados