Animação gaúcha “Até que a Sbórnia nos Separe” na primeira sessão de outubro do Cineclube Torres

Na segunda-feira (dia 7), às 20h, o filme de Otto Guerra abre o ciclo de outubro - dedicado à animação na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (localizada na UP Idiomas).

5 de outubro de 2024

No mês que terá a tradicional sessão de comemoração do Dia Internacional da Animação, no dia 28, o Cineclube Torres apresentará na sua programação continuada, uma sequência de filmes de animação. Serão animações para público em geral, ou seja não dirigidas ao público infantil, brasileiras e internacionais.

Na primeira sessão de outubro uma produção gaúcha, o filme “Até que a Sbórnia Nos Separe”, uma animação de 2013, dirigida por Otto Guerra e Ennio Torresan e inspirada na celebre comédia musical “Tangos & Tragédias”, criação do saudoso Nico Nicolaiewsky e do Hique Gomez.

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada de outubro – realizada nas segundas feiras pelo Cineclube Torres, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (na UP Idiomas – Rua Cincinato Borges 420, Torres, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

Sobre o filme

Sbórnia é um pequeno país que sempre viveu isolado do resto do mundo, cercado por um grande muro que não permite o contato com os vizinhos.Um dia, no entanto, um acidente leva à queda da construção, os sbornianos começam a descobrir os costumes modernos.

Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez dão à voz aos seus alter ego no filme, os músicos Pletskaya e Kraunus, e interpretam a trilha musical com algumas das composições que integravam o espetáculo teatral.

O filme foi premiado no Festival de Cinema de Gramado de 2013 com os prêmios de Melhor Direção de Arte e de Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo júri popular. O Cineclube Torres agradece o autor Otto Guerra e a distribuidora Lança Filme, que gentilmente permitiram esta apresentação especial do filme.

 

Sobre o Dia Internacional da Animação

 

No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação (DIA) terá uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil (incluindo Torres!), e a exibição principal é realizada simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.

 

Cineclube certificado pelo Cadastur

Recentemente, o Cineclube Torres conseguiu, após uma longa jornada em busca deste reconhecimento na qualidade de entidade sem fins lucrativos, o certificado de Casa de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística pelo Ministério do Turismo (Cadastur).  “A promoção da cultura na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, de forma gratuita, não só garante seu acesso por parte da comunidade local mas também contribui a qualificar a proposta turística da cidade de Torres”, destaca o idealizador do Cineclube Torres, Tommaso Mottironi.

“Até que a Sbórnia nos Separe” | de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr | Brasil | 2013 | 1h 33min

O que:

Exibição do filme “Até que a Sbórnia nos Separe”, integrado no ciclo de animações nacionais e internacionais.

Onde:

Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando:

Segunda-feira, dia 7/10, às 20h.

Ingressos:

Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados