A lastimável situação de vários animais mortos por envenenamento – noticiado no começo de julho nas comunidades de Areia Grande e João XXIII, no interior de Torres – ganhou um novo e alarmante capítulo nos últimos dias.
Na tribuna da Câmara Municipal de Torres desta segunda (1°/09), o Vereador Rogerinho Evaldt (PP) compartilhou publicamente os resultados de laudo toxicológico recente sobre o caso. Segundo o vereador, exames confirmam a presença de substâncias altamente perigosas nos organismos dos animais – sendo que a análise laboratorial detectou a presença de Arsênio, Cumarina e Chumbo.
“São venenos mortais para pessoas e animais e também contaminam o solo e a água, representando um grave perigo para a saúde pública e para o meio ambiente”, alertou o parlamentar Rogerinho, durante sua fala.
A confirmação da presença dessas substâncias levanta sérias preocupações. A utilização desses venenos, além de ser um crime ambiental, expõe a população local e, em especial, as crianças, a riscos de contaminação. A questão agora é saber a origem desses venenos e quem está por trás desse crime hediondo.
O vereador Rogerinho concluiu sua fala com um apelo por justiça. Ele solicitou que as autoridades agilizem a investigação e encontrem os culpados para que sejam devidamente punidos. (Com informações de Gabinete Ver. Rogerinho)

Penas para quem comete maus-tratos contra cães e gatos
A Lei Sansão nº 14.064/2020, que alterou a Lei de Crimes Ambientais, aumentou significativamente as penas para quem comete maus-tratos contra cães e gatos. A pena para esses casos é de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal. Quando o envenenamento resulta na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3
Canais de denúncia:
Polícia Civil: (51) 3665-7813 / WhatsApp (51) 98682-7877
Brigada Militar: 190
Patrulha Ambiental (Patram): (51) 98608-0839
Delegacia Online: www.delegaciaonline.rs.gov.br
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







