Postos de combustíveis em Torres estavam com grandes filas de veículos no início da tarde desta quarta-feira, dia 23 de maio. É que o movimento dos caminhoneiros, que paralisam atividades e fazem greve contra o aumento do óleo diesel desde a noite de domingo (20), já atingiu a saída de refinarias que abastecem os postos e as distribuidoras do Estado e do Brasil. Assim, surgem consequências: já ocorrem problemas de abastecimento em postos em da região, o que acaba gerando corrida dos motoristas para garantir o combustível de seus veículos nos outros estabelecimentos, como já se observou na cidade .
Conforme Leonardo Danardi, diretor de uma rede de postos da cidade (Via XV, Pit Stop e Belvedere), seus estoques ainda são grandes – uma vez que o empresário se antecipou e encheu os tanques de sua rede de pontos de venda no município. Mas o mesmo Danardi afirma que a situação pode se tornar crítica com o tempo, caso as saídas das usinas continuem fechadas. O risco é de que as faltas (atualmente pontuais) de combustível na região (Litoral Norte do RS e sul de Santa Catarina) se agravem e que corridas aos postos aumentem, uma vez que outros estabelecimentos podem ficar desabastecidos também.
Em decorrência da situação, que afeta todo o Brasil, o presidente Michel Temer pediu uma trégua aos caminhoneiros para encaminhar uma ‘solução satisfatória’ sobre o preço dos combustíveis. Por sua vez, o Representante da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, afirmou que o governo ainda não apresentou uma proposta concreta pela redução do combustível, e afirmou que aguarda prazo definido pelo governo para uma nova resposta – no caso, até amanhã (24) às 14h – para definir o andamento da greve.
Redução do horários das linhas de ônibus
Ainda em virtude da greve dos caminhoneiros, a empresa Torrescar comunica que vai reduzir os horários das linhas municipais. A redução começa a partir desta quinta-feira, dia 24 de maio, e por tempo indeterminado. De acordo com a empresa, “a greve já está atingindo a distribuição de combustíveis em todo o país”. É esta a nova tabela de horários divulgada pela Torrescar
No sul de Santa Catarina, situação mais grave
Informações obtidas por A FOLHA dão conta que o movimento de paralização dos caminhoneiros no Estado de Santa Catarina prejudicou com maior intensidade o abastecimento de combustível por lá. As paralizações no sul do litoral do estado vizinho são em maior número e espalhadas, o que pode estar gerando mais dificuldade dos empresários abastecerem seus postos da região.