Após um período desafiador de 30 dias, marcado por incertezas e esperanças, a comunidade de Arroio do Sal se despede dos últimos 14 cidadãos que encontraram refúgio na cidade durante as devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no último mês.
“A Pousada Natal, no balneário Figueirinha, serviu de lar temporário para esses moradores de Canoas, que agora retornam às suas residências, levando consigo não apenas os bens essenciais fornecidos pela Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social (que esteve disponível para dar o melhor a essas pessoas durante sua estadia na cidade), mas também as memórias de um caloroso senso de comunidade que os acolheu. A solidariedade se manifestou através do apoio contínuo em alimentação, saúde e assistência social, reforçando os laços de fraternidade e resiliência”, destaca a comunicação da Prefeitura de Arroio do Sal.
Os moradores, que passaram por uma provação inimaginável, puderam finalmente regressar aos seus lares, acompanhados de um caminhão carregado com mantimentos, produtos de higiene, roupas de cama e vestuário. A jornada de volta para Canoas foi mais do que uma viagem física, representou o culminar de um período de resiliência e união comunitária.
Agora, de volta a Canoas, os residentes enfrentarão o processo de reconstrução de suas vidas e lares. Contudo, eles não estão sozinhos nessa jornada. “As autoridades locais e estaduais, juntamente com diversas organizações não governamentais, continuam a oferecer suporte, assegurando que a transição para a normalidade seja tão suave quanto possível. A resiliência demonstrada por esses indivíduos e o apoio incondicional que receberam servem como um lembrete inspirador de que, mesmo nas circunstâncias mais sombrias, a esperança e a humanidade prevalecem”, salienta a comunicação da Prefeitura de Arroio do Sal.