Após 7 dias de trabalho intenso, foco de incêndio na Vila São João é controlado

Com um trabalho incessante e esforços de várias secretarias do governo municipal, Corpo de Bombeiros e equipamentos dos agricultores locais, foi possível conter o incêndio com o uso de bombas d’água - que puxaram água direto do rio para inundar o campo e cessar a fumaça (foto)

27 de abril de 2020

Após 7 dias ininterruptos de combate ao incêndio florestal na Vila São João, finalmente na manhã deste sábado (25 de abril), o Município de Torres e Corpo de Bombeiros – com apoio de agricultores locais conseguiram conter o foco que ainda se mantinha e vinha causando incômodos a comunidade.

Com um trabalho incessante e esforços de várias secretarias do governo municipal, com auxílio do Corpo de Bombeiros e equipamentos dos agricultores locais, a Prefeitura Municipal conseguiu conter o incêndio com o uso de bombas d’água – que puxaram água direto do rio para inundar o campo e cessar a fumaça. “Percebam a dificuldade de combater este tipo de incêndio. Levamos sete dias para controlar e acabar com o foco”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio.

Infelizmente, com a condição climática que estamos atravessando, é possível que novos focos de incêndio ainda ocorram, por isso é fundamental que toda a população fique atenta e se sensibilize do risco de colocar fogo (para queimar lixo, por exemplo), mesmo que seja no pátio de casa ou numa beira de estrada. A seca que assola o Estado favorece totalmente que qualquer pequeno fogo se torne um imenso problema para toda a população.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, a parceria e o apoio dos agricultores foi crucial para o sucesso dessa empreitada. “Se todos pegam juntos, qualquer problema se torna menor e mais fácil de combater”, disse José Vanderlei Brocca.

 

Fogueiras para a queima de lixo são crime

 

O comando do Comrpo de Bombeiros lembra que fogueiras para queima de lixo também são proibidas e deveriam ser denunciadas por vizinhos (para a polícia ou para a prefeitura) para que o flagrante do criminoso possa ser feito.  Denúncias podem ser feitas para a Polícia Ambiental de Torres pelo fone (51) 3626-4798

A queimada sem licença de órgão ambiental é tida pela lei brasileira como Incêndio Criminoso. É punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com penas que variam de um a quatro anos de reclusão para os condenados.

 

*Com informações de Prefeitura de Torres

 

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados