Em sua estada em Porto Alegre na última sexta-feira (15 de março), por conta do evento organizado pela presidência da República para fazer o anúncio das ações e investimentos do Governo Federal no RS, o vereador Moisés Trisch (PT) foi também recebido pelo presidente Lula. Na oportunidade, o parlamentar torrense agradeceu a sanção do Projeto de Lei que tornou Torres a Capital Nacional do Balonismo, além das próprias obras do PAC seleções que estavam sendo apresentadas, as quais destinaram por exemplo um Posto de Saúde (UBS) para as Praias Sul de Torres, dentre outras participações locais. Sobre a não participação ainda da cidade de Torres na lista dos 100 Institutos Federais de Educação (IF), o vereador informa que o ministro Paulo Pimenta afirmou que outros vários IFs serão anunciados e que “a chance de Torres ser contemplada está próxima”.
Pré-Candidatura à prefeito foi principal motivo do encontro com presidente
Conforme informa a nota do PT para a imprensa, o vereador torrense foi recebido por Lula por conta de ser o pré-candidato a prefeito de Torres pela agremiação. O Diretório local apresentou a decisão, afirmando que ela teria sido tomada para de alinhar ao compromisso do Partido dos Trabalhadores em promover candidaturas do campo popular. E que “em Torres, também para o diretório, em nome do presidente Lula e para então reforçar a atenção com os que mais precisam da sociedade, o nome indicado seria o de Moisés Trisch”, afirma o diretório do PT na nota. A seguir foi feito registro fotográfico do vereador torrense junto ao presidente, registrando o feito.
Alinhamento de planos de governo
“Muitas das políticas sociais adotadas pelo Governo Federal, como o Minha Casa Minha vida, Bolsa Família, Pé-de-Meia, Obras do PAC, Institutos Federais, Escolas de Tempo Integral, LPG, Desenrola Brasil e Mais Médicos, por exemplo, precisam da parceria do município para chegarem à população. A proximidade ao Governo Federal conseguida por um candidato do PT como a minha pode facilitar a vinda de recursos e projetos à comunidade”, destacou Moisés.
Segundo o mesmo vereador torrense, “a lógica adotada pelo presidente Lula de mudar o foco das políticas públicas para trabalhadores, estudantes, mulheres, crianças e idosos, especialmente para àqueles que moram nos bairros e estão em risco social precisa ser também adotada no município, especialmente em Torres, onde as poucas ações públicas existentes encontram-se concentradas no centro e nas partes mais ricas da cidade”.
Demanda
Para Moisés Trisch, “Torres precisa de um prefeito que busque o desenvolvimento sustentável, que prestigie a justiça social, levada à população principalmente com investimentos em saúde, educação e infraestrutura que melhorem as condições de vida nos bairros, onde vive a absoluta maioria dos torrenses.
Além de estar vereador há três anos, Moisés Trisch é analista do Judiciário Federal, formado em Economia pela UFRGS e em Filosofia pela USFC. Também possui pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho.