No sábado (15), ocorreu o pouso forçado de um balão de ar quente na localidade de Costão, em Morrinhos do Sul – cidade gaúcha da microrregião de Torres, próxima da divisa com Santa Catarina). O episódio ocorreu na manhã do dia 15 de abril – sendo que o balão levava 9 pessoas (8 passageiros e o piloto). A aeronave fazia um voo de passeio, e saiu da cidade de Praia Grande, no Sul catarinense. De acordo com a Brigada Militar, o piloto informou que, ao tentar fazer o pouso em uma roça de arroz, uma corrente de vento teria feito a aeronave bater forte no solo.
A maioria dos passageiros não sofreu ferimentos significativos, tendo sido prontamente avaliados e liberados. Entretanto, uma passageira de 37 anos sofreu ferimentos mais sérios (fratura nas costelas e dores no tórax), sendo necessário avaliação e tratamento médico hospitalar, assim como seu companheiro (de 31 anos), que também foi levado para avaliação hospitalar.
O 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) disse inicialmente se tratar de uma queda, enquanto a Prefeitura Municipal de Praia Grande afirmou que foi um pouso forçado. Ao portal Correio do Povo, o piloto do balão em questão afirmou que não se tratou de uma queda. “Está muito longe de ter caído. Se tivesse acontecido isto, teria destruído o balão e machucado todo mundo”, comentou. Além disso, o balonista indicou que a empresa contratada (que oferecia o voo turístico) ofereceu toda a assistência necessária ao casal e aos demais passageiros, salientando que o balão tem cinto de segurança (e que tanto a mulher ferida quanto os demais passageiros estavam utilizando o equipamento). “Mas o cinto é para a pessoa não ser arremessada para fora, em caso de um grande impacto. A passageira bateu na lateral do cesto”.
A Prefeitura Municipal de Praia Grande também emitiu nota de esclarecimento sobre o caso. Confira na íntegra:
NOTA OFICIAL – Prefeitura Municipal de Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande/SC vem a público informar sobre o recente acidente envolvendo um balão de ar quente em nosso município. Na manhã deste sábado, dia 15 de abril, um balão com oito passageiros e um tripulante decolou de Praia Grande por volta das 7 horas e realizou um POUSO FORÇADO na localidade de Costão, na cidade de Morrinhos do Sul/RS, às 8 horas.
Nos momentos finais do voo, uma rajada de vento surpreendeu o piloto, levando a uma aterrissagem mais brusca do que o esperado. No momento da aterrissagem, os passageiros foram instruídos a manter uma posição segura no cesto do balão.
Felizmente, a maioria dos passageiros não sofreu ferimentos e foram prontamente avaliados e liberados. Infelizmente, uma passageira de 37 anos sofreu ferimentos, foi levada para o hospital pela equipe médica para receber tratamento e deve ser liberada ainda hoje.
A Prefeitura de Praia Grande reitera seu compromisso com a segurança e bem-estar da população e ressalta que acidentes como esse são raros em nosso município, considerando o alto número de voos realizados diariamente na cidade. Essa atividade turística única atrai visitantes de todo o país e até mesmo do exterior, o que ajuda a promover a região e aumentar o fluxo de turistas.
Além de ser um atrativo turístico, o turismo de balão também contribui significativamente para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos e movimentando o comércio e serviços da região. A Prefeitura de Praia Grande continuará trabalhando em prol do desenvolvimento do turismo local, investindo em capacitação e aprimoramento dos serviços oferecidos aos visitantes.