O tão sonhado asfaltamento, que passa pelo Bairro Salinas, em Torres, parece que agora sai. O projeto começou a ser elaborado ainda durante o governo torrense de João Alberto (gestão 2009-2012), foi anunciado e iniciado de vez em 2015 (durante a gestão Nílvia Pereira) e depois foi paralisado – pois a Caixa Econômica não aceitava alguns ajustes técnicos para conclusão da obra. Após esta pausa na obra, um novo momento político pode deixá-la mais próximo de virar realidade: novos gestores da Caixa aceitaram as mudanças propostas pelo Município de Torres, mas tinha no prazo um entrave. O prazo do convênio para utilização da verba, que já esta depositada para a obra, findava no final de junho. Essa prorrogação de prazo somente poderia ser feita através do Ministério do Turismo.
Prorrogação do convênio
Após contado dos vereadores do MDB de Torres – Gibraltar Vidal (Gimi) e Carlos Monteiro (Tubarão) – com o Deputado Alceu Moreira, foi realizada uma reunião na última segunda dia 11 de junho, no Palácio Piratini, com o Ministro do Turismo Vinícius Lummertz, que na ocasião fazia visita a Porto Alegre. Na reunião, os Vereadores e Deputado Alceu Moreira, entre outros, explanaram a necessidade dessa obra para os moradores e cidade como um todo, pois esse trecho faz parte da Rota Turística Litoral Serra. O ministro – após consultar sua assessoria em Brasília, por telefone – cedeu ao pleito, renovando o Convênio até Dezembro de 2018.
A comitiva de Torres formada pelos Vereadores, Secretário de Administração Matheus Junges, Secretário de Turismo Alexandre Porcatt ficaram agradecidos em nome da Municipalidade, ” essa obra, de grande importância agora pode virar realidade. A licitação já ocorreu e pelo firmado pelo Prefeito e Secretário Matheus começa no máximo em 30 dias. Agradeço o empenho de todos e principalmente do Deputado Alceu que viabilizou a pauta e foi novamente parceiro de Torres”, concluiu o Vereador Gimi.
A chamada “Estrada da Salinas” é uma importante via que inicia na Avenida Castelo Branco, seguindo em direção ao bairro Salinas I (margeando o Rio Mampituba). A via seguei ainda por Salinas II e encerra-se na Vila São João (já na BR 101). Do trecho inicial (inicio da estrada via Castelo Branco e parte do bairro Salinas I), boa parte já está asfaltado.