Após um ano do seu primeiro caso de Covid-19, Torres volta a registrar recorde de mortes em uma semana

Município registrou 13 óbitos relacionados à Covid-19 entre os dias 12 e 18 de março. UTI do Hospital Navegantes tem recorde de pessoas mais jovens. Arroio do Sal registrou 4 óbitos pela doença na atual semana, e Três Cachoeiras outras 3 mortes

18 de março de 2021

Há exatamente um ano, no dia 18 de março de 2020, a Prefeitura de Torres comunicou o primeiro caso confirmado de coronavírus no município. A informação foi dada pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, no início da noite daquela quarta-feira, ao secretário municipal de Saúde, na ocasião, Cláudio Paranhos. Foi o caso de um jovem de 18 anos, morador do bairro Centro, que tinha retornado da Irlanda no dia 12 de março. Na sequência, de imediato começaram a ser tomadas várias providências para o combate da Covid-19.

 

13 óbitos desde sexta-feira (12)

 

Um ano após a confirmação do primeiro caso da doença na cidade, o Boletim Epidemiológico relacionado a Covid-19 em Torres, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (18) registrava com pesar mais três óbitos por Covid-19 . Tratam-se de um senhor, de 59 anos, sem comorbidades, que estava internado em leito comum do Hospital Nossa Senhor dos Navegantes e de outro senhor de 90 anos, com comorbidades, que se encontrava no atendimento do PA. Ainda foi registrado o óbito de uma senhora de 69 anos, com comorbidades, que estava em leito comum no HNSN (este óbito constava em investigação no Boletim, para saber a causa, sendo positivado para Covid-19).

Antes disso, outras 10 mortes relacionadas à Covid-19 foram registradas em Torres entre sexta (12) e quarta-feira (17) – totalizando assim 13 óbitos pela doença no período de 7 dias. No sábado (13) foram dois óbitos: uma paciente de 67 anos, com comorbidades, que se encontrava na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes; e outro paciente do sexo masculino, com 58 anos, também com comorbidades, que se encontrava em leito clínico do HNSN. Este último caso constava no Boletim registrado como em investigação, para saber se a causa foi Covid-19, sendo positivado para a doença.

No domingo (14) o óbito registrado foi de uma paciente de 58 anos, com comorbidades, que se encontrava na emergência do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Na segunda-feira (15), foram outras três mortes relacionadas à Covid-19: Tratam-se de uma paciente de 82 anos, com comorbidades – que estava aguardando leito no Pronto Atendimento – e mais dois pacientes do sexo masculino: um senhor com 82 anos, com comorbidades, que estava internado na Emergência do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e outro senhor de 60 anos, também com comorbidades, que estava internado na UTI do HNSN.

Já na terça-feira (16), um óbito foi registrado em Torres por Covid-19 – uma paciente de 62 anos, com comorbidades, que estava na emergência do HNSN.

E na quarta-feira (17), foram mais três mortes registradas: uma senhora com 49 anos, com comorbidades que se encontrava na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes; um senhor de 91 anos, com comorbidades que estava em leito comum e outro senhor com 67 anos, também com comorbidades (que estava com o óbito em investigação para saber a causa e que foi positivado para Covid-19).

 

Recorde de pessoas mais jovens na UTI do Hospital de Torres

 

Na terça-feira (16), a UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, registrava recorde de casos de jovens na UTI. O local estava com os dez leitos ocupados por pacientes com Covid-19 na data e destes, apenas um paciente possuía mais que 60 anos. “O descumprimento das regras sanitárias de isolamento social pela faixa etária dos mais jovens é considerado como o principal fator para o aumento de casos na juventude em todo o país. É esta a situação do HNSN com relação a faixa etária na UTI: dois pacientes de 20 a 29 anos, dois pacientes de 30 a 39 anos, quatro pacientes de 40 a 49 anos, um paciente de 50 a 59 anos e um paciente de 60 a 69 anos. A média de idade fica em 42 anos”, ressaltava a Prefeitura de Torres.

 

Diminuição no número de casos ativos em Torres

No mais recente Boletim sobre Covid-19 em Torres, divulgado nesta quinta-feira (18) estavam registrados, contando desde o início da pandemia, 4746 casos confirmados, com 4369 recuperados, 282 pacientes em isolamento domiciliar e 61 óbitos – e um total de 316 casos ativos.

“Até quinta (18), estavam  hospitalizados sete pacientes de Torres na UTI do Hospital Nossa Senhora do Navegantes e 21 pacientes em leito comum. Estamos com seis pacientes de Torres internados fora do município. De outros municípios, temos oito pacientes hospitalizados, três na UTI e cinco em leito comum. Sete pacientes em Torres esperam por leito hospitalar”, informa a Prefeitura de Torres, que complementa dizendo que  há 115 casos suspeitos, aguardando resultados de exames (sendo que cento e treze destes  pacientes encontravam-se em isolamento domiciliar e dois pacientes estavam hospitalizados, em leito comum).

Desta forma, além dos 13 óbitos nos últimos 7 dias, temos ainda o registro de um total de 362 novos casos por Covid 19 na semana entre 12 e 18 de março em Torres.  O número de casos ativos na cidade diminuiu consideravelmente neste período, passando de 424 casos ativos na quinta passada (dia 11) para os 316 deste dia 18 de março – contabilizando assim 108 casos ativos a menos no comparativo semanal.

 

Arroio do Sal e Três Cachoeiras registram novos óbitos

 

Em relação a situação do novo coronavírus em outros municípios da microrregião, até quarta-feira (17), Arroio do Sal registrava 739 casos confirmados (sendo 9 internados), com 678 recuperados e 20 óbitos no total (quatro a mais que semana passada). Havia ainda 22 casos suspeitos (aguardando resultados dos exames) em Arroio do Sal – sendo que nenhum destes pacientes suspeitos estava internado.

Já Três Cachoeiras, até quarta-feira (17) estava com 1047 casos confirmados para Covid-19 (com três pacientes internados), sendo 923 recuperados e 146 suspeitos (aguardando resultados). Além, disso, Três Cachoeiras está com 21 óbitos relacionados ao coronavírus desde o princípio da pandemia – três a mais que na semana passada.

 


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados