Participou da Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores de Torres realizada na segunda-feira, (11 de agosto), Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino. Ela foi a Casa Legislativa anunciar oficialmente a implementação de uma escola da rede na cidade: a Impulso Torres.
Conforme anunciou a diretora, o estabelecimento de ensino será privado, especializado em inovação no que tange a forma de ensino aplicada (que visa a formação de líderes e cidadãos conscientes desde a infância até a adolescência).
Escola sendo construída com instalações modernas
Segunda a diretora, a Caminho Rede de Ensino sinaliza que, além da forma inovadora, a escola disponibilizará a opção de dois turnos aos inscritos. No contraturno os alunos participarão de disciplinas que ajudam os jovens a se encaixarem no mundo atual, com ensinamentos sobre sustentabilidade ambiental nas profissões, por exemplo.
Psicóloga pós graduada e professora (além de ser a Diretora-presidente da Caminho), Maristela apresentou a escola que já opera em Caxias do Sul, Feliz, São Marcos e Bento Gonçalves há 37 anos. Disse que busca ocupar mais esse espaço (de escola particular em Torres) também após a insistência de seu amigo Renan Borba (da Infinity Imobiliária), que indicava a demanda de um estabelecimento educacional deste tipo em Torres. Destacou em seu espaço que “o ensino é baseado em três pilares: Conteúdo forte, socioemocional e inovação & tecnologia”.
O equipamento já está sendo construído com modernas instalações para uma escola, junto ao loteamento Morada das Palmeiras: conterá 3,8 mil metros de área com laboratórios, biblioteca, robótica, salas makes, banheiros em salas de aula, com construção sustentável aproveitando água da chuva, por exemplo.
No turno inverso, a Escola Impulso Torres (do sistema Caminho) pretende disponibilizar a adequação de cada família aos currículos, ensinando disciplinas de convívio social (manhã ou tarde), oferecendo também alimentação para todos os matriculados. O Inglês será ensinado de forma transversal, inclusive no ensino infantil. E a religião é democrática, respeitando todas e colocando o tema em pauta justamente com esta abordagem. “Torcemos para diferentes times a abordamos todos “, afirma a diretora-presidente.
A questão socioemocional também foi salientada como parte da filosofia da Caminho Rede de Ensino, segundo Maristela. A ideia é a formação de líderes através da escola, ensinando pessoas de forma propositivas e proativas. “A alta performance exigida na carreira profissional é a busca do sistema” exemplifica.
A Escola Impulso Torres deverá ser aberta no ano de 2026, conforme afirmou a diretora e empreendedora do sistema de ensino.

Obras da Escola já estão em curso, junto ao loteamento Morada das Palmeiras






