Foi aprovado em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras, mesmo neste mês de recesso de verão, o Plano Municipal de Cultura. Dentre vários propósitos, a formalização deste projeto pelo município o habilita a participar de programas federais e estaduais deste setor da Administração Pública, incluindo orçamentos feitos para beneficiar cidadãos fazedores de Cultura.
Dentre vários aspectos normatizados no PMC de Três Cachoeiras, destaca- se o diagnóstico local da cultura, que afinal serve para justificar as proposições e metas do município.
Eventos sistêmicos tradicionais locais foram considerados culturais na cidade como por exemplo: Festa do Caminhoneiro; Campeonato de futebol; Festejo Farroupilha; Chegada da Chama da Pátria e Chama Crioula; Desfile Cívico; Corpus Christi; Mês aniversário de Emancipação do Município; Cantata de Natal: Tropeirismo e Morro Azul; Feira da diversidade agrícola; Baile do Filó; atividade realizada também pela comunidade do Morro Azul, dentre outras.
Mais detalhes de todo o Plano Municipal de Cultura de Três Cachoeiras podem ser conferidos no PL completo que está no site da Câmara de Vereadores da cidade ( https://www.trescachoeiras.rs.leg.br/ )
Metas gerais e locais
O Plano também estampa metas gerais e locais, como segue:
1 – Implantar o Sistema Municipal de Cultura institucionalizado como mó prevê o documento.
2 – Valorizar a diversidade cultural, promover ações e eventos culturais com democratização, descentralização e valorização da cultura
local.
3 – Democratização e ampliação do acesso à cultura, garantindo a acessibilidade dos cidadãos aos bens, serviços e eventos culturais.
4 – Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico.
5 – Construir mecanismos de participação da sociedade civil, ampliar o diálogo com os agentes culturais e artísticos (criadores), além de estimular a organização de instâncias organizacionais e consultivas da cultura.







