O Município de Arroio do Sal estará presente no 1º prêmio Selo Verde de Cidades Sustentáveis-ANAMMA. O Prefeito Municipal de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão) e Secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Pesca, Luiz Carlos Schmitt estarão apresentando o Projeto da Central de Triagem e Compostagem de Arroio do Sal.
O projeto será apresentado na II FICS – Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis – Clima & Biodiversidade. O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro em Maceió, Alagoas
A ANAMMA – Associação Nacional de Munícipios e Meio Ambiente, o Instituto ANAMMA, ALPA Climate Solutions, em parceria com a Rede Argentina de Municípios contra as Mudanças Climáticas (RAMCC) promovem o 2º Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis, Clima & Biodiversidade – FICS. (Por Rogerio Alves – Ascom PMAS)
Sobre a central de triagem de Arroio do Sal
A Central de Triagem e Compostagem de Arroio do Sal funciona em uma área de seis hectares, por meio de contrato com a Cooperativa Coopersal realizando a triagem do material coletado, a posterior prensagem, pesagem e comercialização, gerando renda para famílias de baixa renda cooperativadas. A Central conta com um equipamento de triagem automatizada com a capacidade de processar cerca de 100 toneladas de RSU a cada 10h, gerando material (plástico, ferro, adubo orgânico) para comercialização nas indústrias.
O que não for possível aproveitar no processo de triagem e compostagem é destinado a um forno de superaquecimento, reduzindo volume e resultando em um novo material para a indústria de concreto, alcançando assim 100% de aproveitamento de toda a coleta do município, que atualmente é de cerca de 450 toneladas mês, considerando a média coletada entre a alta e a baixa temporada.