Arroio do Sal entre as cidades que apresentam maior sazonalidade rodoviária no Brasil

Levantamento feito pela plataforma BuscaOnibus, mostra que algumas cidades – como Arroio do Sal - chegam a ter um aumento de busca acima de 100% nos meses de verão em comparação com a média anual.

Vista aérea de Arroio do Sal (por Alpha Produções - em Prefeitura de Arroio do Sal)
11 de março de 2024

Pequenas cidades litorâneas do Sul e Sudeste do Brasil são as que apresentam o maior índice de sazonalidade do país, especialmente em função da temporada de verão. Um levantamento feito pela plataforma BuscaOnibus, que agrega dados de mais de 250 empresas rodoviárias do país, mostra que algumas dessas cidades chegam a ter um aumento de busca acima de 100% nos meses de verão em comparação com a média anual.

O caso mais extremo é o da praia da Atlântida (RS), que apresentou uma variação de 246,5% no verão em comparação com a média do ano. A pequena praia da Pinheira (SC), na Grande Florianópolis, também apresentou um resultado fora da curva: 205,9% de aumento nas procuras por passagens rodoviárias durante a temporada. No Paraná, a campeã da sazonalidade é a praia de Caiobá, com variação de 146%.

Algumas das maiores variações de demanda estão em balneários do litoral Norte do Rio Grande do Sul, como Imbé (113%), Xangri-lá (112%), Arroio do Sal (106%) e Cidreira (99%). Em Santa Catarina, as maiores buscas no período são para a Guarda do Embaú (128%), Praia do Rosa (126%), Arroio do Silva (111%), Balneário Rincão (109%) e Meia Praia (108%). Já no Paraná, destaque para Praia de Leste (117%) e Pontal do Paraná (98%).

 

Tendência em cidades litorâneas menores

Quanto maior a cidade, menor o índice de sazonalidade, destaca a pesquisa. Por isso, grandes municípios litorâneos como Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Santos (SP), apresentam uma variação menor nas buscas por passagens no Verão em comparação à média do ano, entre 25% e 32%.

“A sazonalidade é facilmente percebida nesse período, é só pegar a estrada ou procurar um espaço na areia na praia. Contudo, muitas cidades não têm dados claros do quanto esse movimento impacta na região, seja na área de hospedagem ou no setor de comércio e serviços”, ressalta José Almeida, CEO do BuscaOnibus.

 

FONTE – Redação mercadoeeventos.com.br


Publicado em: Economia






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