Arroio do Sal mantém Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Com 98,7% de aprovação em todos os critérios avaliados pelo órgão, Arroio do Sal alcançou a 45ª colocação entre 5.679 municípios brasileiros

Imagem de Arroio do Sal em 2023 (retirada de vídeo do Youtube - via CAV07)
25 de setembro de 2025

O município de Arroio do Sal mais uma vez se destacou no cenário nacional da contabilidade pública. Em 2025, a gestão municipal conquistou pelo terceiro ano consecutivo a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, iniciativa promovida pelo Tesouro Nacional. Com 98,7% de aprovação em todos os critérios avaliados pelo órgão, Arroio do Sal alcançou a 45ª colocação entre 5.679 municípios brasileiros, reforçando o compromisso com a boa gestão fiscal e a transparência pública.

O resultado conquistado pela Secretaria Municipal da Fazenda, por meio do setor de Contabilidade, confirma a renovação do selo de qualidade e garante o reconhecimento com o brasão de 3 estrelas, concedido apenas aos entes federados que mantêm excelência por três anos consecutivos. O município vem apresentando evolução constante, tendo alcançado o 20º lugar em 2023, a 5ª colocação em 2024 (com direito a premiação nacional) e, agora em 2025, a 45ª posição no ranking.

Anúncio 1

 

Reconhecimento ao trabalho da Contabilidade

Anúncio Slider Meio

O secretário municipal da Fazenda, Sérgio Augusto Bonfanti, acredita que esta conquista se resume ao trabalho consistente realizado pelos servidores. “Assim que o resultado foi publicado, fiz questão de homenagear o time da contabilidade. Como contador do município há 9 anos, sei o quanto é árduo conquistar e manter a Nota A. Isso exige seriedade, responsabilidade e respeito à ciência contábil. Devemos ter orgulho da nossa classe, que torna possível essa credibilidade para Arroio do Sal”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que o município tem mantido a qualidade dos demonstrativos e rapidamente identifica os pontos de melhoria a cada exercício, garantindo passos firmes para evoluir, mirar sempre o 100% e buscar novas premiações no futuro. A Prefeitura Municipal também parabeniza os profissionais responsáveis por este resultado: Gustavo Frohlich, Jéssica Rodrigues de Medeiros, Luci Dall Alba, Larissa Schramm, André Luza e Gilvani Medeiros, contador da Câmara de Vereadores.

 

O que é e como funciona o Ranking?

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é promovido pelo Tesouro Nacional, órgão central da contabilidade pública no Brasil. A iniciativa visa promover entre os municípios a boa informação contábil e fiscal, assegurando transparência ao cidadão, confiabilidade aos investidores e órgãos de controle, uniformidade e comparabilidade entre os entes da federação e, ainda, possibilita um planejamento mais seguro para a gestão pública.

Cabe ao Tesouro Nacional definir normas e procedimentos contábeis aplicáveis a todos os entes da federação, consolidar as contas da União, Estados e Municípios no Balanço do Setor Público Nacional, produzir estatísticas fiscais que permitem prever o custo real do serviço público e avaliar a sustentabilidade das finanças.

O índice não avalia se as contas municipais estão no azul ou no vermelho, mas sim a qualidade e a consistência das informações enviadas para análise. Os critérios consideram a correta aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), a escrituração regular e consistente, o atendimento às melhores práticas contábeis e o cumprimento dos novos requisitos técnicos acrescentados a cada exercício. (FONTE – Ascom PMAS)

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados