Com foco no controle populacional de animais e medidas protetivas para cães e gatos, a Prefeitura de Arroio do Sal trabalha na retomada do projeto Bem-Estar Animal no município. O prefeito Luciano Pinto realizou a primeira reunião para tratar do assunto nesta quarta-feira (25), em encontro com protetoras voluntárias de animais, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Márcia Schorn, e a veterinária da rede municipal, Ana Clara Irion.
A proposta inicial do projeto Bem Estar Animal é zerar as filas de castrações, retomar as feiras de adoções e ampliar o atendimento aos animais em situação de rua. Para isso, o Luciano Pinto solicitou a reunião para ouvir as demandas locais e alinhar estratégias para o programa. No encontro, ressaltou o alto índice de abandonos de animais registrados em Arroio do Sal e reafirmou que a primeira estratégia do projeto será a ampliação dos mutirões de castrações.
O prefeito citou que lançou o Bem-Estar Animal lá em 2009 (durante seu primeiro mandato a frente da municipalidade), afirmando que naquela época, houve um controle populacional de cães e gatos muito significativo. Atualmente, Arroio do Sal tem mais de 100 protetoras de animais. Para dar seguimento ao projeto, a administração pública irá documentar as propostas e necessidades trazidas pelas voluntárias.
Censo populacional de animais
Com foco no controle populacional de animais, a Secretaria do Meio Ambiente atualmente está realizando um censo para contabilizar cães e gatos em situação de rua e abandono no município. Além desta ação atrelada ao projeto, a veterinária Ana Clara, anunciada recentemente pela gestão, tem reforçado as iniciativas educativas de proteção aos animais e prestado os primeiros atendimentos, agilizando encaminhamentos para clínicas parceiras.
Mutirão de castração acontece neste sábado
Antes do lançamento oficial do Bem-Estar Animal, a Prefeitura Municipal segue promovendo serviços e atendimentos locais. Neste sábado (28), mais um mutirão de castração de cães e gatos será realizado no Parque Municipal de Eventos, das 8h às 17h30min. A empresa Senses Clínica realizará a sua primeira castração no município atendendo 200 animais previamente inscritos em situação de rua ou com tutores de baixa renda.
Inscrições para os próximos mutirões podem ser realizadas com a Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Avenida Arroio do Sal, nº 595. Informações também podem ser solicitadas nos números: (51) 3687-3535 e WhatsApp (51) 99520-0564.