O controle populacional de cães e gatos segue como uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente de Arroio do Sal. O quinto e último mutirão de castração de 2025 foi realizado neste domingo (9), na Sociedade dos Funcionários Públicos, em mais uma ação parceira com a Senses Clínica Veterinária.
Após um trabalho intenso de conscientização e suporte de norte à sul do município, a Administração Municipal de Arroio do Sal encerrou as ações do ano na área.
Conforme levantamento realizado, de maio a novembro, mais de 800 castrações caninas e felinas foram intermediadas pela equipe do Meio Ambiente. A secretária adjunta de Meio Ambiente, Márcia Schorn, destaca que o foco das ações é atender os que mais precisam, com 359 cirurgias realizadas em animais de rua ou disponíveis para adoção.
“Ao longo deste ano, contribuímos para o bem-estar de animais de tutores de baixa renda, mas também os que são cuidados por ongs como Mãos e Patas e Turminha do Barulho, ou pelas tantas cuidadoras de gatos e cachorros do município. Nosso principal objetivo é evitar a reprodução desenfreada, dando prioridade para a castração de fêmeas”, explica.
GESTÃO AVALIA MUTIRÕES MENSAIS – O primeiro mutirão de castração de 2026 ainda não tem data definida. Entretanto, Márcia afirma que o objetivo é ampliar o número de atendimentos, realizando um mutirão por mês e buscando alcançar mil castrações no próximo ano.






