A saúde pública de Arroio do Sal foi beneficiada com mais dois importante reforços em recursos, por meio de duas emendas parlamentar recentes. Ambas contaram com a articulação do prefeito Luciano Pinto.
Em uma das emendas, o deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) destinou R$ 150 mil para o custeio de despesas e aquisições voltadas para a qualificação do atendimento prestado atualmente na rede de saúde municipal. O outro recurso, de R$ 100 mil para o custeio e a qualificação dos serviços de saúde, foi destinado pelo deputado federal Giovani Cherini (PL). A formalização ocorreu na última segunda-feira (30).
Soluções para um sistema sobrecarregado
As autoridades presentes aproveitaram a oportunidade para debater a atual situação da saúde pública e discutir soluções viáveis para a região. Conforme o secretário adjunto Toninho de Oliveira, o município tem atendido uma quantidade de pacientes acima da sua capacidade, principalmente devido ao atendimento de pessoas de outros municípios, como Caxias do Sul e região metropolitana.
“O censo populacional aponta que temos cerca de 10,8 mil moradores incluídos em nosso sistema de saúde. No entanto, o sistema e-SUS atualmente registra 25 mil pessoas cadastradas, mais que o dobro da população oficial. Ou seja, muitos pacientes dizem morar em outros municípios, mas utilizam os nossos serviços de saúde”, explicou Toninho. O prefeito solicitou que a equipe da saúde municipal elabore um documento técnico atualizado para utilizar na busca de novas soluções e articulações. (Com informações de Prefeitura de Arroio do Sal)