A informação de que a UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) estava lotada foi apresentada no Bom Dia Rio Grande (programa da RBS TV) desta segunda-feira (20). Conforme a reportagem do telejornal, os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Torres estariam 100% ocupados. Entretanto, esta informação não foi a mesma repassada ao jornal A FOLHA pela Assessoria da AESC (Associação Educadora São Carlos), instituição mantenedora do Hospital de Torres e responsável pela comunicação oficial do HNSN.
“Ás 11h50min de 20 de maio de 2020, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes tem a taxa de ocupação de 70% dos seus dez leitos de UTI. Temos 10 leitos no total, sendo que 7 leitos estão ocupados (2 leitos ocupados para Covid-19) e outros 3 leitos livres”, ressaltou para o jornal A FOLHA o assessor da AESC.
Em vídeo veiculado nesta quarta-feira (20), o o diretor médico do HNSN, Dr. Gustavo Hoffmann, afirmava que não há quadro de superlotação em Torres. Ele também ressaltou que, em caso de maior número de pacientes ou necessidade de leitos em Torres (ou qualquer outra necessidade que extrapole a capacidade de atendimento), a entidade possui retaguarda via Central Estadual de Regulação de leitos hospitalares. Lembrando que o HNSN atende não apenas Torres, mas também outros municípios da microrregião.
Até o final do dia, como de hábito, o Hospital de Torres emitirá seu boletim com os dados sobre os casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em atendimento no Hospital – através do site https://www.aesc.org.br/coronavirus/nossa-senhora-dos-navegantes/.