Assinado contrato que autoriza instalação do Porto Meridional em Arroio do Sal

Governo federal autorizou construção e exploração de empreendimento privado que deverá gerar 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos, com investimento de R$ 1,3 bilhão

Maquete eletrônica esboça como será o Porto Meridional de Arroio do Sal (Divulgação DTA Engenharia)
19 de outubro de 2024

Foi assinado nesta sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a celebração do contrato de adesão do Porto Meridional de Arroio do Sal. Em evento muito prestigiado, o contrato foi assinado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e pelo secretário nacional de Portos, Alex Ávila. O presidente da FIERGS, Claudio Bier, o prefeito de Arroio do Sal, Flavio Angst ‘Bolão’ e o vice-governador, Gabriel Souza, participaram da solenidade, ao lado de outras lideranças políticas e empresariais. A construção prevê investimentos de quase R$ 1,3 bilhão e a geração de mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos.

A assinatura formaliza a autorização para que a empresa responsável desenvolva e implante as operações portuárias, prometendo ser um vetor de transformação econômica e social na região. Localizado no litoral Norte do Rio Grande do Sul, o terminal (de uso privado) de Arroio do Sal será um empreendimento que objetiva facilitar o transporte de cargas.

 

Pronunciamentos

“Estou muito feliz em poder participar deste momento junto com várias pessoas especiais, um momento que a gente já vinha esperando há um bom tempo, com a gestão do nosso município trabalhamos para que pudéssemos chegar neste momento, quem ganha é principalmente o povo de Arroio do Sal”, enfatizou o prefeito Bolão.

Claudio Bier ressaltou a importância do ato que celebra, segundo ele, um marco histórico para o Rio Grande do Sul. “O Porto do Arroio do Sal não representa apenas um avanço estrutural, mas também uma vitória para todos os gaúchos”, afirmou, completando que o porto simboliza a recuperação econômica “que almejamos, possibilitando um caminho mais próspero para o Rio Grande do Sul”.

O presidente da FIERGS lembrou que Santa Catarina conta com cinco portos marítimos e que essa disparidade gera inúmeros problemas que afetam diretamente a competitividade do Rio Grande do Sul. “Portanto, o custo de não realizar obras desta envergadura, sempre será imensamente superior ao investimento necessário para fazê-las, considerando os enormes benefícios que elas proporcionam à sociedade”, afirmou.

O ministro Costa Filho, disse que a “obra transformará a matriz econômica do Rio Grande do Sul, alinhada à política de desenvolvimento econômico do governo Lula. As oportunidades de trabalho abrangem diversos setores, desde a construção civil até funções administrativas e de suporte”, disse. Costa Filho ainda reforçou que com a conclusão do projeto, a produção logística gaúcha será impulsionada significativamente, abrangendo granéis líquidos e sólidos e um aumento expressivo no volume de contêineres, consolidando o Rio Grande do Sul como protagonista no desenvolvimento portuário brasileiro.

“O Porto Meridional é fundamental, não só para o PIB do Rio do Grande Sul localizado na região da Serra, mas para muitas empresas que exportam e que hoje têm alto custo de logística. Vão ganhar competitividade. Isso significa gerar empregos. Isso significa atrair mais investimentos”, declarou o ministro-chefe Paulo Pimenta.

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), que teve intensa participação política para a assinatura do contrato, comemorou o avanço. “Essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, sem ônus para a máquina pública. O empreendimento promete reduzir custos logísticos, estimular o turismo e gerar mais empregos que tanto precisa”, afirmou Heinze.


Publicado em: Economia






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