A implantação do sistema de coleta seletiva municipal de Arroio do Sal está mais próxima de se concretizar. O prefeito Luciano Pinto assinou, na noite desta quarta-feira (25), o contrato com a Coopersal, cooperativa que prestará os serviços de gestão de resíduos sólidos do município. O ato aconteceu no gabinete do prefeito, com a participação do diretor da Coopersal, Alejandro Lamas, e do secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral, responsável pela coordenação técnica do projeto.
Com esta assinatura, a gestão pública está apta para iniciar a divulgação da coleta seletiva e o programa de educação ambiental sobre o novo sistema. “O nosso objetivo é muito maior, a coleta é só o início. Mas, esse é um passo fundamental para a sustentabilidade ambiental do município. A próxima etapa inclui a conscientização da população sobre a separação correta de resíduos, horários de recolhimento e destinação final. Educação ambiental é a base para as boas políticas públicas”, afirma o secretário.
No ato, o prefeito Luciano Pinto reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. “Parabenizo o secretário Adauri pela dedicação e celeridade na condução deste projeto. Arroio do Sal está se desenvolvendo rapidamente com a vinda de novos empreendimentos. A coleta seletiva é um marco para a modernização da gestão de resíduos, promovendo inclusão e geração de trabalho e renda”, disse.
Após assinar o contrato, o diretor Lamas agradeceu a confiança da administração pública. “Me sinto gratificado em estar participando deste projeto tão importante, que simboliza a transformação da gestão de resíduos da cidade. Agradeço à equipe pela oportunidade e pela excelente iniciativa”.
Projetos CEMEAR e Recomeçar
Associado à coleta seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente também pretende implantar dois projetos com foco em reciclagem, inclusão social e capacitação. Um deles é o CEMEAR (Centro Municipal de Educação Ambiental e Inclusão Social), que possui quatro pilares: coleta seletiva, inclusão social, educação ambiental e cooperativismo. Outra iniciativa é o “Recomeçar”, voltado para a inclusão social de catadores autônomos de resíduos.