Astrofotógrafo fez belos registros da passagem do “Cometa do Diabo” pelo céu de Torres

No último sábado (20), o fotógrafo especializado em imagens astronômicas Gabriel Zaparolli conseguiu fazer um registro da passagem do cometa no céu de Torres (RS) - onde o cometa surge sobre o morro da Guarita

Fotografia feita pelo astrofotógrafo Gabriel Zaparolli mostra passagem do "Cometa do Diabo" pelo céu de Torres (Crédito: Gabriel Zaparolli)
24 de abril de 2024

Na última semana, o cometa 12/Pons-Brooks esteve ainda mais visível no céu do Brasil. Por estar em seu ponto mais próximo do Sol, observadores na Terra com boas condições climáticas puderam ter uma visão privilegiada do corpo celeste que ganhou o apelido de “Cometa do Diabo” pela estrutura em forma de chifres que aparenta ter.

No último sábado (20), o fotógrafo especializado em imagens astronômicas Gabriel Zaparolli conseguiu fazer um registro da passagem do cometa no céu de Torres (RS). Em uma composição feita com cerca de 180 fotografias, o cometa surge sobre o morro da Guarita, atração turística da cidade.

“Logo no início da noite do dia 20 de abril de 2024, fui até a praia da Guarita, em Torres/RS para fotografar o cometa 12P junto com os morros que tem dentro na praia”, escreveu Zaparolli em seu Instagram “Foi um grande desafio por conta de estar próximo da Lua cheia e cheguei meio atrasado para capturar o cometa. Porém, após montar tripé e configurar câmera rapidamente, programei para tirar em torno de 180 fotos para fazer empilhamento e obter um resultado melhor da cauda do cometa e menos ruido. Para mim obteve um resultado incrível e um sonho de capturar um cometa com a paisagem da minha cidade”, completou Zaparolli, que publica os registros astronômicos que faz em seu perfil no Instagram.

 

Sobre o “Cometa do Diabo” – e como é possível tentar observá-lo

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks, popularmente conhecido como “Cometa do Diabo”, ganhou esse apelido devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, ou seja a nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo, em uma forma de chifres.

Segundo o Observatório Nacional (ON), desde o dia 7 de abril, observadores na região Nordeste do Brasil já têm conseguido fazer registros da passagem do cometa, mas foi no domingo (21) que ele atingiu a sua máxima aproximação ao Sol. No hemisfério Sul, a janela para observação do cometa deve seguir até junho.

Segundo destacado pela CNN Brasil, para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.

O 12P/Pons-Brooks, em imagem feita em 7 de março de 2024. — Foto: Wikimedia

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados