O jovem de 18 anos, Gabriel dos Santos Rosa, iniciou no handebol em 2016 através dos núcleos de atuação social da ATHB (Associação Torrense de Handebol) por meio do projeto “Somos Todos Hand Torres”, mais especificamente na Escola Justino Alberto Tietboehl.
Neste ano de 2020, ainda com todos os contratempos provenientes da pandemia do Covid-19, Gabriel foi contratado pela Equipe ADI (Associação Desportiva Itajaiense de Santa Catarina), por onde disputou o Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol Juvenil (18).
Com desempenho acima da média, o atleta foi escolhido como “Melhor Meia Direita” da competição e recebeu a Medalha de MVP do torneio sendo consagrado como Melhor jogador do Brasil da Categoria Sub 18.
Trajetória vitoriosa na ATHB
Desde o início, o atleta se destacou em potencial técnico e fez parte da geração masculina mais vitoriosa da ATHB: foi Campeão Estadual Infantil (até 14 anos ) em 2016; Campeão Estadual Cadete (até 16 anos) em 2017;Bi Campeão Estadual Cadete (até 16) em 2017; e Campeão Estadual Juvenil (até 18 anos) – título este sendo conquistado quando ainda tinha 16 anos.
O treinador do projeto ATHB, Diego Bueno, conta que o êxito do Gabriel até aqui e a sua sequência no handebol é apenas uma amostra do que o esporte pode proporcionar a um adolescente. “Ele é apenas um dos muitos talentos escondidos nas escolas e bairros da nossa cidade. Revelar atletas de excelência, que no futuro nos trarão muito orgulho, é satisfatório. E mais importante em nossa visão é saber que através do esporte serão moldados cidadãos de caráter, respeito e responsabilidade”, finaliza.
*Com Camila Brozowski