Recentemente, atletas de kickboxing de uma academia torrense tiveram a oportunidade de participar do Campeonato Estadual ‘O Laçador’, realizado em Canoas (RS), de onde voltaram com ótimos resultados. No domingo (11/08), representantes da Academia Master Fight Team foram para o evento com 8 atletas e 9 lutas marcadas, e de lá voltaram com 5 ouros, uma prata e a classificação para a Copa do Brasil de Kickboxing – evento que será disputado entre 10 e 13 de outubro, na cidade de Cascavel (PR).
Conforme representante da academia de Torres, a Master Fight Team é a única equipe de Kickboxing do litoral gaúcho que está filiada com a federação gaúcha (FRMK), com a Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e com a Confederação internacional de Kickboxing (WAKO). As aulas na academia são ministradas pelo professor e mestre Diego Bastos, enquanto Sandro Arrazão é responsável pelas aulas de Muay Thai (ambos são também atletas classificados para a Copa do Brasil).
Busca por apoio de empresários locais
O Professor Diego Bastos, entretanto, ressalta que os atletas enfrentam desafios – como a falta de tempo para treinar diariamente devido ao trabalho e as dificuldades financeiras para participar das competições, que envolvem vários custos (como inscrições, filiações, graduações, uniformes, equipamentos, transporte e alimentação). Por isso a academia busca por apoio dos empresários de Torres e região, para ajudar que a equipe local de Kickboxing possa participar das competições (como a Copa Brasil).
A academia Master Fight Team foi inaugurada no ano de 2019 no bairro Campo Bonito (rua Manuel João, 225), em Torres – hoje contando ainda com unidade na Av. José Bonifácio, 410 (no Centro). Inicialmente contava apenas com a modalidade Muay Thai – depois outras artes de luta foram incorporadas, com o Kickboxing sendo integrado no ano de 2023 (no início com poucos alunos, mas depois se fortalecendo a ponto da formação de uma equipe competitiva).
“O Kickboxing é uma arte marcial que desenvolve o caráter, a disciplina e ajuda na qualidade física e mental. Depois de muitos anos de luta, em breve o Kickboxing poderá se tornar um esporte Olímpico (já é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional), deixando assim a oportunidade de nossos atletas, quem sabe, chegarem até as Olimpíadas. Seguimos buscando apoio de todos os empresários locais, para que possamos levar o nome da cidade pelo Brasil afora e exterior”, ressalta o professor Diego Bastos.
Interessados em apoiar os atletas, podem entrar em contato pelo Instagram @master_fightteamrs ou pelo fone/whats 51 99608-4092
Um pouco mais sobre o kickboxing
O kickboxing é um esporte de combate desarmado em pé, fundamentado em chutes (kick) e socos (boxing). É praticado com objetivos de defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato. O termo “kickboxing” foi usado pela primeira em 1966 por Osamu Noguchi, promotor de lutas japonês.
A expressão foi utilizada para nomear uma arte marcial que Osamu teria criado em 1958, resultada da combinação de muay thai e karatê. É hoje um esporte popular em todo o mundo, com competições internacionais realizadas regularmente.