A ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal) mais uma vez realiza bonito trabalho voluntário, desta vez enviando tampinhas para o já tradicional Programa Tampinha Legal (com quem a ATPA tem parceria desde 2017). Nos últimos meses até o final de janeiro de 2025, a associação arrecadou quase uma tonelada de tampinhas – seja através de voluntários (que coletam estes materiais, irregularmente descartados como lixo em nossas praias e ambientes públicos) seja através dos pontos parceiros de coleta destas tampinhas. “Com isso além de ajudar os animais, a ação contribui para um meio ambiente equilibrado . O valor arrecadado com a venda das tampinhas é usado para compra de ração, pagamento de castrações e tratamentos veterinários”, destaca a comunicação da ATPA.
Entre as voluntárias as ATPA, destaca-se o trabalho incansável da Ana Telles, que desde 2017 dedica centenas de horas de sua vida em prol da coleta, seleção, limpeza, separação por cores e armazenamento de mais tampinhas. E após muito trabalho, o material é recolhido e encaminhado ao projeto Tampinha Legal,
Em seu site oficial, o Tampinha Legal se alcunha como “o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico das Américas”. Realizado pelo Instituto SustenPlást, o Tampinha Legal vende o material recebido para recicladoras que transformam as tampinhas em pellets e outros produtos.
Os pontos de coleta de tampinhas da ATPA são : Ecotorres , casa do agricultor ,fruteira Pegpag , Mercado Toninho e diretamente com a ATPA [FONE:(51) 981116834].