No próximo dia 29 de novembro, a Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA) celebra 30 anos de dedicação à causa animal na região de Torres. Desde sua fundação em 1994, a ONG tem promovido a castração e adoção responsável de milhares de cães e gatos, além de disseminar o conhecimento sobre os direitos dos animais junto à população.
Diuturnamente, voluntárias da ATPA cuidam de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou fêmeas prenhas que aguardam um lar. Entre outras ações, realizam brechós e bingos para arrecadar recursos para animais desamparados da cidade, e trabalham semanalmente na alimentação e tratamento de dezenas de cães e gatos que vivem na Aldeia Nhu’u Porã, no Campo Bonito (animais que necessitam desse apoio para sua sobrevivência com mais dignidade).
Lutas que continuam em prol de animais desamparados
Segundo a diretoria da associação, a ATPA sempre buscou o amparo e tratamento de animais abandonados, inclusive através de ações judiciais, tentando assegurar que os animais recolhidos pela Prefeitura de Torres recebam um tratamento digno. “Graças a estas ações a Prefeitura foi obrigada a oferecer castrações gratuitas e ração para animais de tutores de baixa renda – além de ter desistido de fazer um canil inadequado (que mais seria um depósito de cães e gatos) no bairro Barro Cortado”.
Atualmente, outra luta da ATPA em Torres demanda que o poder público municipal construa o bloco cirúrgico, que foi determinado por decisão judicial; a estrutura servirá para procedimentos e cirurgias, onde os veterinários do município possam realizar castrações e outros atendimentos de emergência, sem depender de serviços terceirizados e de mutirões, inclusive.
“Acreditamos que a nova administração municipal possa trazer uma visão mais sensível e proativa, implementando políticas públicas de bem-estar animal. Continuamos firmes em nossa luta por um futuro mais digno para os animais e agradecemos a todos que apoiam essa causa ao longo de nossa história!
Para quem estiver interessado em apoiar a ATPA, o telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode ajudar a organização de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 – ou com doação de ração em Agropecuárias de Torres…. mas, sobretudo, adotando um animal desamparado, e lhe provendo o carinho e cuidado tão necessários.
Conheça o trabalho da ATPA
- Instagram: @atpa. coracaoanimal
- Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
- Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/