ATPA e Parque Estadual de Itapeva finalizam primeira ação de vacinação do projeto “Itapeva Tiger Cats em Torres”

A ideia é que outras campanhas similares sejam feitas durante o ano e que outras formas de mitigação sejam implantadas

23 de abril de 2022

No quarta-feira (20/04), a Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA) com o apoio do Parque Estadual de Itapeva, completaram a vacinação dos 33 cães beneficiados pela Campanha Internacional de Vacinação do grupo Tiger Cats Conservation Initiative (TCCI), realizada no último dia 25 de março de 2022. A primeira ação abrangeu seis países da América Central e da América Latina, beneficiando a comunidade local de 17 projetos de conservação de felinos silvestres.

A ação realizada no dia 20/04, concentrada nos bairros Curtume e Bela Vista, em Itapeva, aplicou a segunda dose da vacina polivalente (V8) nos cães que haviam recebido sua primeira dose em março.  Ao todo, 33 cães foram completamente imunizados contra uma série de doenças que podem ser transmitidas a animais silvestres, e vice e versa, e também ao ser humano. Cabe destacar que na primeira ação esses cães já haviam recebido sua imunização anual contra a raiva.

O Projeto Itapeva Tiger Cats (ITC), sediado em Torres, se dedica a estudar a população de gatos-do-mato-do-sul (Leopardus guttulus) na região e a promover ações de conservação que reduzam os riscos a proteção da espécie. Um de seus alvos de conservação busca eliminar os riscos de transmissão de doenças entre animais domésticos e silvestres que, com a proximidade das duas populações, pode favorecer o ciclo de vida de muitas doenças, contaminando animais silvestres, animais domésticos e até mesmo o ser humano, que é o caso das chamadas zoonoses.

Nesse sentido, a Associação Torrense de Proteção aos Animais – ATPA, tem dado total apoio a suas ações locais por meio da execução de suas campanhas de vacinação ao lado do Parque Estadual de Itapeva. A ideia é que outras campanhas similares sejam feitas durante o ano e que outras formas de mitigação sejam implantadas, tais como a castração cirúrgica, beneficiando a comunidade do entorno do parque, nossos animais domésticos e nossa tão preciosa fauna silvestre. (com Informações de ATPA)

 

 

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados