Os acidentes fatais registrados nos últimos meses na Estrada do Mar (ERS-389) reacenderam um alerta. A falta de manutenção e de investimentos em melhorias preocupam as comunidades do Litoral Norte. O assunto foi debatido na manhã desta terça-feira (9/12) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
A Estrada do Mar tem cerca de 90km e ao longo do trajeto se percebe a precariedade na sinalização e, inclusive, na falta de pintura na divisão das faixas. As lideranças da região, como vereadores, ressaltam que a estrada é fundamental para o dia a dia dos moradores. Afinal, o Litoral Norte já tem mais de 435 mil habitantes (conforme estimativas de 2025 do IBGE) – sendo que mais de 200 mil destas pessoas vivem em Capão da Canoa, Tramandaí, Osório e Torres.
“Foi-se o tempo que a Estrada do Mar era usada quase exclusivamente no verão. Hoje, a população permanente do Litoral Norte não para de crescer. E a demanda por serviços públicos cresce também. A Estrada do Mar precisa de investimentos para garantir o mínimo de segurança aos moradores locais. O governo fez recentemente anúncios, como a duplicação da estrada, mas precisamos de investimentos imediatos. A pintura da faixa e a sinalização são urgentes, ou teremos, infelizmente, mais fatalidades na estrada”, ressaltou o deputado Joel Wilhelm, proponente da audiência pública.
O DAER, responsável pela estrada, foi convidado a participar, mas não mandou representantes. O Governo do Estado anunciou investimentos, mas não detalhou como serão feito e nem quando exatamente as obras começarão. Os estudos preliminares estão previstos para o início de 2026.
Também se manifestaram na audiência pública o vereador Alexandre Cherutti, de Xangri-lá; os vereadores Dilson Boaventura, Carla Daitx, Rogerio Jacob e Carlos Alberto Jacques (de Torres); Leonardo dos Santos, da Secretaria de Segurança de Capão da Canoa; o secretário de Mobilidade de Xangri-lá, Wolfgang Trein; o Tenente Fraga, do Corpo de Bombeiros de Imbé; e a bombeira Civil de Imbé, Eliane Jungton.
A partir da audiência pública será elaborado um relatório com as ideias e as propostas dos participantes. O documento será enviado ao DAER.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






