O Deputado Estadual do RS, Gabriel Souza, propôs recentemente a realização de audiência pública em Torres,para debater projeto de instalação de um porto marítimo no Litoral Norte do RS. O evento será no próximo dia 06 de maio, as 18 horas no auditório da Ulbra-Torres – sendo aberto à participação de toda a sociedade torrense e gaúcha. Na ocasião, serão apresentados os pontos positivos e negativos da instalação de um porto marítimo no litoral norte do RS.
Ideia divide opiniões
Atualmente, Torres e Arroio Sal são as principais postulantes a receber o terminal portuário – mas a demanda pode se estender, também, para outras praias do litoral norte gaúcho. O porto seguiria moldes parecidos com o porto de Itapoá, no extremo norte de Santa Catarina – porto que funciona há seis anos na cidade catarinense (sendo hoje responsável pela geração de cerca de 2 mil empregos).
Nos últimos meses, desde que a ideia começou a ser debatida com seriedade (numa iniciativa do Engenheiro Fernando Carrion, militada pelo hoje senador gaúcho Luiz Carlos Heinze) vários posicionamentos favoráveis e contrários ao terminal portuário surgiram. Entre possíveis fatores positivo, incremento da renda a partir da geração de impostos, criação de emprego, desenvolvimento da economia local – além do surgimento de um novo local para escoamento da produção (defendido em especial por empresários da serra gaúcha). Na contramão, entre os argumentos contrários ao porto estão eventuais danos ambientais e o desprestígio do fator turístico de Torres e região.