Organizada pela Câmara de Vereadores de Mampituba na tarde quente de sábado (13 de dezembro), uma audiência pública no salão da comunidade de Pirataba debateu demandas acerca do asfaltamento da RS-453. A via, que liga Torres a Mampituba ao longo de 16 quilômetros, é parte da rotina de mais de mil famílias e conecta comunidades rurais como Pirataba e Barro Cortado.
O encontro reuniu quase mil pessoas e contou com a participação de lideranças políticas, além de moradores diretamente impactados pelas condições da via. O debate foi conduzido pelo presidente do Legislativo de Mampituba, vereador Ricardo dos Santos, e contou com a presença dos vereadores de Mampituba, Torres e municípios vizinhos, além dos prefeitos Delci Dimer (Torres), Beto Roldão (Mampituba) e Marcos Vinícios da Silveira (Morrinhos do Sul). Também presentes representantes de deputados estaduais, ex-prefeitos, ex-vereadores e lideranças da região.
“Quase mil pessoas dentro do salão, com calor, e o povo ficou até o final. Isso mostra a importância dessa causa. Nós, como representantes da população, fazemos o compromisso de lutar por essa obra tão importante para o desenvolvimento da região”, afirmou Ricardo dos Santos.
A luta pela pavimentação asfáltica desse trecho ganhou força a partir da mobilização dos moradores, que passaram a cobrar melhorias diante das dificuldades diárias, tanto de escoamento de produção quanto de turismo rural e acesso as moradias. Atualmente, as condições da via, marcadas por poeira, buracos e irregularidades, dificultam o trânsito, aumentam os riscos de acidentes, elevam os custos de manutenção dos veículos e afetam a saúde de quem vive às margens da rodovia. De responsabilidade direta do governo estadual, a via é considerada estratégica para a integração regional no Litoral Norte e com Santa Catarina.
“A comunidade está de parabéns por essa audiência. Nós, como gestores públicos, vamos lutar para viabilizar essa estrada. O município de Torres se compromete com até 20% do recurso, se houver necessidade, para a conclusão dessa obra tão importante para a região”, declarou o prefeito de Torres, Delci Dimer.
Ex-secretário torrense participou da articulação

Presente na audiência, o diretor da Secretaria Estadual de Turismo e ex secretário municipal da prefeitura de Torres, Matheus Junges, destacou a importância da mobilização popular e relembrou que parte desse projeto da RS-453 já começou a sair do papel. Enquanto esteve à frente da Secretaria de Planejamento de Torres, Matheus articulou, junto ao governo estadual, a pavimentação de aproximadamente três quilômetros da via, até a localidade do Barro Cortado. “Agora, a mobilização busca avançar com a obra até Mampituba, consolidando uma interligação regional relevante” afirme Matheus para a imprensa.
Durante sua fala na audiência pública, Matheus também alertou que “é fundamental que o projeto seja protocolado o quanto antes junto aos governos estadual e federal, tendo em vista o calendário eleitoral de 2026 permite a celebração de novos convênios apenas até o início do mês de abril”. Segundo ele, o prazo exige organização, união política e agilidade para que a obra possa avançar dentro dos limites legais.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






