Está marcado para terça-feira, dia 4 de abril a Audiência Pública OBRIGATÓRIA, realizada na Câmara Municipal de Torres, onde a prefeitura, através da Secretaria de Saúde apresentará o Relatório de Gestão dos recursos da Saúde dentro do município de Torres.
A Audiência Pública mostra, por exemplo, o número e as variações de indicadores do SUS, como mortalidade infantil, mortalidades por viroses, dentre outros. E faz comparações dos resultados com os números pactuados no ano anterior.
O evento será realizado às 14 horas de terça-feira, dia 4/4, no Plenário da Câmara de Vereadores de Torres.
Responsabilidade tripla
A Saúde no Brasil tem como principal entidade o Sistema Único de Saúde (SUS), que dá as ordens gerais e pactua com Estados Federativos e com os Municípios cada uma das suas funções no sistema “tripartite” (três esferas).
Mensalmente, o Governo Federal do Brasil repassa valores para os municípios referentes aos atendimentos médios realizados nas cidades assim como referentes à população dos lugares. O mesmo é feito com repasse de recursos para os Estados Federativos, neste caso para que ajam na estrutura do sistema (hospitais e atendimentos de média e alta complexidade).
Os municípios têm a responsabilidade do atendimento básico. Através dos postos de saúde e dos Prontos Atendimentos, ou UPAs (em casos de cidades maiores) fazer as primeiras abordagens na população assim como executarem trabalhos de prevenção através de projetos locais.