A concretização de um empreendimento impactante para a economia, sociedade e meio ambiente gaúcho, especialmente em relação ao Litoral Norte, terá mais um passo nesta segunda-feira. Dia 21 de setembro, a partir das 14 horas, a Assembleia Legislativa do RS (ALERGS) realiza a audiência pública do Porto Marítimo em Arroio do Sal. A reunião terá transmissão pelos canais digitais da Assembleia Legislativa (Youtube e Facebook).
A proposição da reunião (junto à Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da ALERGS) partiu do deputado Gabriel Souza (MDB) e busca ampliar o debate sobre o investimento. O encontro terá a presença de representantes do Executivo estadual, Ministério Público, parlamentares e empresários para tratar sobre a situação atual de tramitação, bem como avaliar os impactos econômicos, ambientais e sociais. “Acompanhamos desde o início este projeto audacioso e o apoiamos porque é claro o apelo da sociedade gaúcha e da região pela geração de emprego e renda”, afirma o parlamentar.
Alguns objetivos do porto listados em protocolo
O empreendimento conta com investimento de uma empresa russa. Dos avanços da proposta, um protocolo de intenções entre Governo do Estado e russos foi assinado entre as partes interessadas. Entre os objetivos listados em documentos entre Rio Grande do Sul e russos:
– aumentar o volume de carga de exportação entre os portos marítimos do Mar Negro da Federação Russa e os portos marítimos do RS, atingindo 10 milhões de toneladas de mercadorias até 2030;
– Atração de pequenas e médias empresas;
– Desenvolver uma estrutura de transporte de logística (marítima, ferroviária e viária), industrial, de comércio, silagem, serviços e agronegócios;
– Desenvolvimento social;
– Congregar as áreas financeiras e ampliar a cadeia de incentivo.
SERVIÇO
O QUÊ: Audiência Pública sobre o Porto de Arroio do Sal
QUANDO: Segunda-feira, 21 de setembro, a partir das 14 horas
ONDE: no Youtube e Facebook da Assembleia Legislativa