No último sábado, 23 de março, foi realizado um Aulão de Jiu-Jitsu e defesa pessoal para as mulheres, uma realização da ASCT, em parceria com a Secteraria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, e com a Coordenadoria da Mulher.
A tarde começou com uma aula de yoga, realizada pela professora Karine. Em seguida uma aula de defesa pessoal, exclusiva para as mulheres, onde quem comandou a aula foi a atleta faixa preta de Jiu-Jitsu, Raquel Azevedo Campos.
Jiu-jitsu e defesa pessoal
O jiu-jitsu nasceu como uma arte marcial voltada para defesa pessoal e somente depois ele se tornou uma modalidade esportiva. As técnicas empreendidas na defesa pessoal podem ser aprendidas por todas as pessoas. Segundo ressalta o site Kimonoparajiujitsu, “o jiu-jitsu como defesa pessoal, possibilita ao praticante da arte marcial, em uma situação de combate real, sobressair ao seu agressor usando técnicas de imobilização, onde independente do porte físico, é possível controlar o agressor”.
As técnicas do jiu-jitsu são efetivas na defesa pessoal, entretanto o praticantedeve entender que a aplicação na defesa pessoal, deve ser feita de maneira a salvaguardar a integridade física pessoal.
A atividade ocorreu em meio as atividades do Mês da Mulher em Arroio do Sal