Avaliação da educação básica aponta que rendimentos dos estudantes de Torres ficou acima da média estadual

Entretanto, resultados do Ideb atestam que alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental tiveram resultados abaixo do esperado em todo o país

2 de outubro de 2018

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram no começo de setembro os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O índice é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, e mostra que, ao considerarmos todo o país, somente os anos iniciais do ensino fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas para o ano passado. Todo o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental tiveram resultados abaixo do esperado (sendo que o ensino médio apresenta um cenário ainda mais preocupante).

A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, o Ideb calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, além da taxa de aprovação dos mesmos. Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2017. São três séries avaliadas: quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio. Só tiveram os dados divulgados as escolas em que pelo menos 80% dos alunos das séries avaliadas participaram das provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe o Ideb.

A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021 – meta que, conforme os dados apresentados recentemente, é realista apenas para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental (cuja média nacional foi de 5.8 em 2017). Já para os anos finais do ensino fundamental, a média foi de 4.7. Vale citar que as escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.

 

Ensino Médio preocupa em todo o país

 

Os dados do Ideb 2017 revelam que o ensino médio continua apresentando o pior desempenho da educação de base brasileira. Segundo o índice, nenhuma das 27 unidades federativas do Brasil (os 26 estados e o Distrito Federal) cumpriu as metas estabelecidas para o ensino médio. O Ideb do ensino médio geral do Brasil foi de 3,8 – abaixo da meta nacional, fixada em 4,7. Nos três estudos anteriores (2011, 2013 e 2015) O Ideb nacional do ensino médio tinha estacionado em 3,7. Para 2019, a meta é de 5,0.

Já no Ideb geral dos anos iniciais (4ª série/quinto ano) no país, a média foi 5.8 – acima da média esperada, de 5.5 ( e já acima da meta projetada para 2019, de 5.7); e no geral dos anos finais, a média geral do Ideb foi de 4.7 – levemente abaixo da média esperada, de 5.0 (enquanto a meta para 2019 é de 5.2).

O Rio Grande do Sul teve a pior nota no Ideb do Ensino Médio entre os estados do eixo sul/sudeste, com média de 3.7 (enquanto a meta projetada pelo Ideb era bem superior, de 5.1). Já o IDEB do Rio Grande do Sul entre os alunos dos anos iniciais foi equivalente a média nacional: 5.8 (ficando levemente abaixo da meta para 2017 – 5.9), sendo que para 2019 a média esperada é de 6.1. E entre os alunos gaúchos dos anos finais avaliados no Ideb, a média foi de 4.6 – ficando levemente abaixo da média nacional (4.7) e significativamente abaixo da meta estipulada para o estado em 2017 (5.3), sendo que a média esperada para 2019 é de 5.6.

 

Resultados do Ideb em Torres e Arroio do Sal

 

Os alunos da rede pública do 5° ano/4ª série em Torres vem demonstrando melhorias constantes desde 2009 no Ideb – com resultados que vêm sempre superando (em 0.1 ou 0.2 pontos) as metas projetadas pelo próprio Inep para o município. Em 2009, por exemplo, a nota dos alunos do quinto ano da rede pública foi 5.1 (enquanto a meta era de 5.0). Em 2017, o resultado de 6.3 (enquanto a meta era 6.2) atesta as progressivas evoluções dos alunos desta faixa etária. A média torrense (6.3) é superior a média gaúcha e nacional (5.8) quando avaliados os anos iniciais.

Entretanto, entre os alunos da rede pública do 9° ano/ 8ª série em Torres os resultados foram bem menos otimistas – com o ideb observado ficando sempre abaixo das metas projetadas. Em 2009 o ideb observado para os alunos desta série foi de 4.2 (enquanto a meta projetada era de 4.4). Até 2013, o Ideb dos alunos do 9° ano em Torres ficaram estagnados nestes 4.2 pontos (enquanto a meta projetada para 2013 era de 5.1). Em 2017, o resultado observado entre estes estudantes já havia melhorado um pouco, ficando em  4.7 pontos – estando, entretanto, 1 ponto abaixo da meta projetada pelo Ideb (5.7). A média torrense é levemente superior a média gaúcha (4.6) e equivalente a média nacional (4.7).

O Ideb do terceiro ano do Ensino Médio em Torres foi mensurado pela primeira vez em 2017, apresentando resultado 4.0 (e precisando melhorar para chegar a meta de 4.3 em 2019). O resultado torrense é levemente superior a média estadual (3.7) e nacional (3.8) no ensino médio. Mas como em foi quase geral em todo o Brasil, não foi uma média boa.

Em Arroio do Sal, as médias entre o Ideb observado e as metas projetadas oscilaram. Entre os alunos do 5° ano/4ª série, apenas nos anos de 2007 (5.0) e 2011 (5.7) as médias se equivaleram – mas desde 2013 as médias entre os alunos do município ficaram abaixo da meta esperada – sendo que em 2017 o resultado foi 6.1 (enquanto a meta projetada pelo Inep era 6.5).

Já entre os alunos do 9° ano/ 8ª série de Arroio do Sal, os resultados vinham ficando acima da meta projetada pelo Inep entre 2007 e 2011 – entretanto desde 2011 os resultados pioraram, e em 2017 a nota dos alunos desta faixa etária foi de 4.3 – mais de um ponto abaixo da meta projetada (de 5.4 para 2017). Entre os alunos do 3/ ano do Ensino Médio (também mensurados pela primeira vez em Arroio do Sal em 2017), a nota foi baixa: 3.1

 

Resultados do SAEB apontam grande quantidade de alunos com conhecimentos insuficientes em matemática e português

O Rio Grande do Sul melhorou o desempenho em 2017, em comparação com 2015, nas provas de português e matemática que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC, sendo que seus dados ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Sete em cada 10 alunos do Ensino Médio na rede estadual do Rio Grande do Sul apresentaram nível insuficiente de conhecimento em língua portuguesa e matemática. Conforme o Saeb, 70,46% dos estudantes gaúchos demonstraram baixo nível de proficiência na própria língua, 28,15% têm capacidade básica no idioma e apenas em 0,8% deles se constatou nível avançado em português.

No 3º ano do Ensino Médio da rede estadual gaúcha, o resultado em língua portuguesa é ainda pior do que em matemática: 70,15% dos estudantes demonstraram capacidade insuficiente de lidar com números. O índice de alunos com conhecimento avançado de matemática também é maior do que em português: 1,69% dos avaliados conseguiram, por exemplo, determinar uma das medidas de uma figura tridimensional utilizando o Teorema de Pitágoras.

A situação é semelhante no 9º ano do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul, em que os alunos também demonstraram mais conhecimentos insuficientes (60,67% em matemática, 57,46% em português) do que em nível básico ou avançado. Já no 5º ano do Ensino Fundamental, a demonstração da aprendizagem esperada dos estudantes gaúchos para essa idade supera a considerada insuficiente na prova aplicada pelo MEC: 53,55% dos alunos obtiveram desempenho no nível básico em língua portuguesa e 59,82% conseguiram o mesmo em matemática.

 

Resultados do Saeb em português e matemática em Torres e Arroio do Sal

 

Em Torres, os alunos do Ensino Fundamental avaliados nas provas do Saeb apresentaram o seguinte resultado: 58,46% dos alunos do quinto ano demonstraram conhecimento básico em português, enquanto 25,16% tiveram resultado insuficiente e 16,38% mostraram ter conhecimentos avançados. Já a avaliação em matemática no quinto ano mostrou que 65,32% dos estudantes torrenses possuem conhecimento básico na matéria, enquanto 19,53% demonstraram desempenho insuficiente em matemática e 15,14% apresentaram conhecimentos avançados

Já entre os estudantes avaliados no nono ano do ensino fundamental em Torres, 44,11% apresentaram conhecimentos básicos em Português, enquanto a grande maioria (53,35%) demonstraram conhecimentos insuficientes para a idade na matéria, e apenas 2,53% tiveram resultado avançado. Em matemática, as estatísticas para o nono ano demonstraram-se ainda piores, com 57,21% dos alunos apresentando conhecimentos insuficientes em matemática, com 41,59% demonstrando conhecimentos básicos e apenas 1,2% apresentando conhecimentos avançados.

Em Arroio do Sal, os alunos do Ensino Fundamental avaliados nas provas do Saeb apresentaram o seguinte resultado: 52,24% dos alunos do quinto ano demonstraram conhecimento básico em português, enquanto 34,65% tiveram resultado insuficiente e 13,10% mostraram ter conhecimentos avançados. Já a avaliação em matemática no quinto ano mostrou que 63,11% dos estudantes de Arroio do Sal possuem conhecimento básico na matéria, enquanto 20,76% demonstraram desempenho insuficiente em matemática e 16,12% apresentaram conhecimentos avançados

Já entre os alunos avaliados no nono ano do ensino fundamental em Arroio do Sal apenas 27,72% apresentaram conhecimentos básicos em Português, enquanto a enorme maioria (69,36%) demonstraram conhecimentos insuficientes para a idade na matéria, e apenas 2,93% tiveram resultado avançado. Em matemática, as estatísticas arroio-salenses para o nono ano demonstraram-se ainda piores, com 75% dos estudantes apresentando conhecimentos insuficientes em matemática, com 22% demonstrando conhecimentos básicos e apenas 2,9% tendo conhecimentos avançados.

O jornal A FOLHA não conseguiu acessar especificamente os resultados dos alunos do 3° ano do Ensino Médio por município no Saeb.

 

 


Publicado em: Educação






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