Balonistas e comunidade se unem para homenagear vítimas do acidente de balão em Praia Grande (SC)

Após uma semana da queda de balão em Praia Grande (SC), que deixou oito pessoas mortas e 13 feridos sobreviventes, o município do extremo-sul catarinense realizou, neste sábado (28), uma homenagem a todas as vítimas do acidente.

FOTO - A FOLHA Torres
28 de junho de 2025

Após uma semana da queda de balão em Praia Grande (SC), que deixou oito pessoas mortas e 13 feridos sobreviventes, o município do extremo-sul catarinense realizou, neste sábado (28), uma homenagem a todas as vítimas do acidente. Um evento que envolveu a maioria dos balonistas da cidade, mas também autoridades e pessoas da comunidade e região. Nenhum balão foi inflado, apenas os cestos foram levados pelos veículos – que foram estacionados um atrás do outro, formando o desenho de um balão

A cerimônia teve início por volta das 8h30, no campo de decolagens Três Irmãos (de onde geralmente decolam os balões no município – inclusive o do acidente). O ato foi encampado pela AVIBAQ (Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo), que convidou todos para uma corrente de oração, como forma de homenagem, respeito e amor às vítimas da tragédia. No momento, o Pastor Geovani fez uma prece pelos falecidos.

Anúncio 1

Uma grande roda no formato de balão foi feita entre as dezenas de presentes, que se deram as mãos e rezaram o Pai Nosso. Na sequência foram soltos 8 pequenos balões com os nomes das vítimas do trágico acidente. Após ocorreu um minuto de silêncio (momento mais sensível, em que alguns participantes acabaram chorando, expressando sua dor pela situação)

Anúncio 2

Presidente da AVIBAQ e Secretário do Turismo de Praia Grande (SC) expressam condolências

 

Murilo Gonçalves, presidente da AVIBAQ, disse que, após uma semana bem difícil, o ato “foi um momento de união entre as empresas (de balonismo da região) e solidariedade com as vítimas e famílias. É importante que a gente mantenha essa união, para deixar ainda melhor nossa atividade”. Murilo ressalta que os voos de balão em Praia Grande seguem suspensos ao menos até dia 1° de julho, quando uma nova reunião deve ocorrer para definir uma eventual retomada da atividade.

Henrique Maciel, secretário de turismo de Praia Grande (SC), destacou o ato solidário em homenagem às vítimas e a cooperação da comunidade balonista local. O secretário salientou a importância do Balonismo para a economia e o turismo de Praia Grande (SC) – que mobiliza visitantes do Brasil e do Mundo para voos junto aos emblemáticos cânions da região. E ressalta que já está sendo trabalhado forte por uma maior regulamentação da atividade comercial do balonismo, com envolvimento dos órgãos federais responsáveis por este regramento.

 

Fotos: Divulgação/Douglas Benker (em 4oito.com.br)

 

Reuniões sobre o assunto em Praia Grande (SC)

Reuniões quase que diárias nessa última semana foram feitas entre a AVIBAQ (Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente, associação fundada em 2021 em Praia Grande),  balonistas, empresários do ramo e prefeitura de Praia Grande (SC), para definir os próximos passos após o trágico acidente, visando minimizar ainda mais os riscos e acelerar os processos de regulamentação comercial junto à ANAC. Segundo empresário do ramo, mesmo anterior ao acidente, a associação já vinha tendo conversas junto a entidade federal, visando regulamentar a atividade que hoje atua diretamente na economia da cidade e região.

O mesmo empresário ainda reforçou para o Jornal A FOLHA Torres que acontecem em Praia Grande em torno de 415 voos mensais, totalizando uma média de 45 mil voos na cidade desde o início das atividades, no ano de 2017. O acidente de sábado passado (21/6) foi o primeiro com óbitos na história do balonismo do município.

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados