Na tarde desta quarta-feira (04) um homem de 68 anos desapareceu após um barco pesqueiro naufragar no Rio Mampituba, entre Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, e Passo de Torres, em Santa Catarina. Ele é natural de Rio Grande, no sul do Estado.
De acordo com o major Vinicius Moura Marcolim, do Corpo de Bombeiros de Passo de Torres, oito pessoas estavam a bordo. Cinco foram resgatadas. Dois homens ficaram feridos. O mestre de embarcação foi encaminhado para o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, e um tripulante para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres.
A Marinha do Brasil abriu inquérito para apurar as possíveis causas do ocorrido. Nesta quinta-feira (5), com a ajuda da prefeitura de Passo de Torres, o barco e as redes foram retiradas do mar pelos bombeiros, mas o pescador não foi localizado.
Banco de areia formado junto a barra
Essa foi a segunda embarcação a naufragar junto ao rio Mampituba na quarta (04). O primeiro naufrágio de um outro barco pesqueiro ocorreu no final da manhã desta quarta-feira, dia 04. Entretanto todos os ocupantes da embarcação teriam sido resgatados.
Um banco de areia se formou na entrada da Barra. Conforme os bombeiros, os barcos acabaram encalhando e sofrendo a ação das ondas. A segunda embarcação a naufragar, onde estava o homem desaparecido, ficou destruída e encalhada próximo ao molhe norte. A primeira, ao ser desencalhada por outro barco, acabou emborcando dentro do canal. Os barcos retornavam de alto mar carregados de peixes (sendo que pelo menos parte da pesca foi recuperada).
Abaixo, vídeo mostra a embarcação no momento em que estava virando (por A FOLHA Torres)