BR-101 terá postos de pesagem da CCR ViaSul

Postos de fiscalização na BR 101 serão ambos em Terra de Areia. No caso da confirmação de irregularidades, a ANTT aplica as sanções legais cabíveis.

22 de janeiro de 2022

Entre as principais atribuições da concessão da CCR ViaSul estão a de garantir a boa fluidez do tráfego nas rodovias. E essa premissa vai muito além das obras de duplicação, de aumento de capacidade e de conservação das condições da via.

O trajeto Freeway/ BR-101 é um dos mais utilizados pelas companhias de ônibus de viagem. Dessa forma, visando garantir a segurança dos usuários da rodovia e contribuindo com o desenvolvimento da economia regional e de país, além de cumprir diretrizes do contrato de concessão, a CCR ViaSul está na fase final da construção de postos gerais de fiscalização (PGFs), sendo dois na BR-101 (ambos em terra de Areia, nos kms 41 e 49). A previsão é de entrega dos equipamentos já no 1º semestre deste ano.

Funcionamento e fiscalização

Cada posto de fiscalização funcionará com uma equipe de 13 colaboradores da Concessionária que irão operar dois equipamentos distintos, responsáveis pela pesagem dos veículos de carga. Um deles é a balança seletiva, dispositivo montado em uma pista adjacente à rodovia por onde passarão todos os ônibus e caminhões em uma velocidade máxima de, até, 60 km/h. Em caso de detecção de alguma anormalidade, como excesso de peso, por exemplo, os veículos serão direcionados (através de semáforo) para a balança de precisão.

Na balança de precisão o veículo passa por uma nova pesagem, de forma a confirmar, ou não, tais anormalidades. Em caso de confirmação, o veículo é direcionado para o pátio, a fim de ter a sua documentação analisada pelos responsáveis do PGF. Caso contrário é redirecionado à rodovia.

No caso da confirmação de irregularidades, os fiscais da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) que atuam no PGF aplicam as sanções legais cabíveis de acordo com cada situação, podendo ser desde uma notificação até a retenção do veículo para transbordo da carga excedente.

 

 

 

 

 


Publicado em: Infraestrutura






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