BRIGA CORPORAL ENTRE VEREADORES INTERROMPE SESSÃO DA CÂMARA DE TORRES

Dois vereadores (Ernando Elias e Pardal), que vêm se atacando há anos, mais uma vez se confrontam, desta vez com requintes de violência física

BM foi chamada e realizou procedimentos de Boletins de Ocorrência dentro da Câmara
27 de agosto de 2019

A última sessão da Câmara dos Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 26 de agosto, acabou sendo encerrada prematuramente após tumulto ocasionado por uma briga entre dois vereadores. E a briga foi forte, a ponto de chegar às “vias de fato”.

 

Reclamações de ambos os lados

 

Em seu pronunciamento oficial na tribuna da sessão, o vereador Ernando Elias (Rede Sustentabilidade) reclamou mais uma vez dos ataques que o vereador Valmir Daitx Pardal (Republicanos) vem fazendo à administração municipal de Torres, direcionando-se de forma direta a algumas pessoas. Ernando, mesmo sem citar o nome de seu companheiro de Câmara (mas deixando claro aos assistentes que se tratava de seu desafeto, vereador Pardal) acabou mais uma vez acusando o vereador de irregularidades criminais quando este foi secretário de Saúde e Vice-Prefeito (2006/2012). Ernando Elias lembrou que Pardal responde à processos na justiça, e reclamava principalmente da falta de ação da Comissão de Ética da Câmara para punir Pardal por excessos. Para ele, o vereador estaria desrespeitando o atual vice-prefeito Fábio Amoretti, e estaria consequentemente denegrindo a imagem do médico como profissional dentro da cidade.

Quando foi encerrado o espaço do vereador na tribuna, o mesmo Ernando Elias se dirigiu ao seu assento, que fica próximo ao do vereador Pardal…. e foi  quando iniciou-se a briga. E aí entram as duasversões. 1)  Pardal diz que o vereador Elias apontava o dedo, gesticulava e falava com ele na volta de seu pronunciamento, e diz que ao falar alguma coisa para Elias respondendo os ataques, Pardal teria recebido um tapa de mão aberta do vereador ( que deixou marcas visíveis). Foi quando Pardal levantou-se, agarrou e imobilizou Elias, até que logo a “turma do deixa disto” chegou e apartar os dois.

2)  Já o vereador Ernando Elias confirma tudo. Só que diz que o vereador Pardal teria dito que iria “o pegar na rua” – isso após Elias supostamente dizer que iria “pegar” Pardal de vez (se referindo ao pronunciamento).  Aí Pardal teria dito um palavrão, que foi o que teria levado Elias a dar o tapa no rosto de Pardal.

 

Caso deu Polícia e B.O.

 

A Brigada Militar (BM) foi acionada pela Mesa Diretora da Câmara de Torres. Uma viatura estacionou em frente ao prédio do Legislativo torrense, onde ficou por bastante tempo (em fila dupla, com as sinalizações acionadas). Os policiais da BM fizeram um Boletim de Ocorrência (B.O.) demandado pelo vereador Pardal, dentro da própria sala do parlamentar. Após, o vereador foi fazer exame de corpo de delito e formalizar a denuncia na Delegacia de Polícia de Torres. Informações dão conta que o vereador Ernando Elias também teria registrado o seu Boletim de Ocorrência, ou pelo menos dado sua versão à  BM.

Na Câmara, na terça-feira, dia 27, dia seguinte ao ocorrido,  um grupo de vereadores se reuniu para se organizar no sentido de levar adiante também procedimentos obrigatórios dentro da Câmara torrense – por eventuais quebras de decoro parlamentar e outras irregularidades fora das normas internas da Casa Legislativa.

 

Briga anterior quase deu problema

 

No início do de 2017, primeiro ano da legislatura atual (2017/2020), os vereadores Pardal e Ernando Elias já haviam se atacado. E o caso também foi longe, chagando a ataques verbais fora de pronunciamentos oficiais, mas que não chegaram às vias de fato.  À época, a Câmara resolveu não agir contra os edis por conta de haver a interrupção dos afrontes e certa “bandeira branca” entre ambos.

No caso, também a vida pregressa do mandato de ambos foi a pauta dos ataques, feitos diretamente às imagens de ambos de forma bastante contundente.

 

 


Publicado em: Policial Política






Veja Também





Links Patrocinados