Cágado da Lagoa do Violão com anzol cravado na boca jogado vivo em lixeira na Praça XV de Novembro

Graças ao senhor que o enxergou, este cágado foi recolhido do fundo da lixeira - e este mesmo senhor conseguiu fazer a retirada do anzol e para devolver o indefeso animal para a Lagoa do Violão.

3 de maio de 2024

No sábado (27 de abril) um senhor se aproximou de uma lixeira na Praça XV de Novembro, no Centro de Torres, para largar seu lixo e teve uma surpresa quando avistou, no fundo da lixeira, um cágado vivo, ferido na boca com um anzol de pesca. Graças ao senhor que o enxergou, este cágado foi recolhido do fundo da lixeira – e este mesmo senhor conseguiu fazer a retirada do anzol e para devolver o indefeso animal para a Lagoa do Violão.

Tudo indica que o cágado foi vítima da pesca criminosa na Lagoa do Violão, fato que tem acontecido principalmente nas madrugadas, segundo comunicado do grupo Guardiões da Natureza de Torres. “Não bastasse ter ferido o animal com o anzol, o criminoso ainda o levou até uma lixeira na Praça XV e o atirou lá dentro, tentando desta forma tirar do animal qualquer chance de sobrevivência, pois é impossível um cágado conseguir sair do fundo da lixeira”.

É proibido pescar na Lagoa do Violão e outros cágados e tartarugas já foram avistados e fotografados na Lagoa com anzóis cravados na boca, bem como também já foram recolhidos animais mortos devido às consequências dos ferimentos causados por anzóis. Por esta razão, pede-se a consciência da população sobre as mazelas decorrentes da pesca irregular junto a lagoa central de Torres.

(Com informações de Grupo Guardiões da Natureza)


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados