Na última sessão da Câmara dos Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 10 de dezembro, foi aprovado por unanimidade o processo 60/2018, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial, de pouco mais de R$ 505 mil, para ser incorporado ao orçamento (ainda de 2018) da Secretaria de Agricultura de Desenvolvimento Rural e Pesca. O dinheiro é fruto de várias emendas parlamentares enviadas por vários deputados da região para serem aplicadas no ‘primeiro setor’ da economia torrense, portando comemorado por todos os vereadores por ser de suma importância para apoiar os empreendimentos rurais locais.
Na justificativa do PL, o prefeito de Torres, Carlos Souza, cita vários motivos técnico-jurídicos para pedir apoio legislativo através da aprovação dos valores adicionados ao orçamento. Inclusive, lembra que a questão está colocada no Plano Plurianual do orçamento da municipalidade com objetivo de dinamizar/desenvolver a matriz econômica da área rural, através da pluriatividade empreendedora. A justificativa aponta como tema central e estratégico das políticas públicas de Torres o fomento para que as pequenas propriedades rurais da cidade alcancem a auto sustentabilidade para que, consequentemente, mantenham a permanência dos indivíduos torrense no campo, evitando o êxodo rural e suas mazelas.
Água encanada na localidade do Jacaré
Uma das melhorias que os recursos – divididos em várias rubricas – irão levar para a comunidade agrícola do interior de Torres é a água encanada na localidade do Jacaré. O processo já é uma demanda antiga daquela comunidade do interior – por conta de medidas conseguidas pelos vereadores do MDB de Torres (e outros) junto ao governo estadual de José Ivo Sartori – está perto de se concretizar através da estatal Corsan, que deverá implantar os poços no local. Agora, parte dos recursos aprovados nesta segunda-feira vai ser utilizada para dar o acabamento no processo de abastecimento de água na comunidade, com contrapartida de dinheiro do governo Carlos Souza.
Um caminhão para ser usado no transporte de Arroz entre os produtores e as cooperativas da região (que compram a produção) foi viabilizado através de emenda do gabinete do deputado Alceu Moreira (MDB), apoiador de várias atividades econômicas e sócias da cidade.