Na segunda-feira (06), a Câmara Municipal realizou a primeira sessão ordinária de 2023. O presidente da Casa, vereador Rogério Jacob (PP), abriu a sessão com a aprovação das atas anteriores e leitura das correspondências e proposições. Durante os pronunciamentos no grande expediente, manifestaram-se os vereadores Carla Daitx, Carlos Jacques, Cláudio de Freitas, Dilson Boaventura, Gibraltar Vidal e Igor Beretta. No pequeno expediente, subiram à tribuna os vereadores Jacó Miguel, João Negrini, Moises Trisch, Rafael Silveira, Rogério Jacob e Silvano Borja. Não houve leitura de Projetos de Lei.
Comissões permanentes
Foram anunciadas, também durante a sessão de volta às atividades legislativas formais, as nominatas das Comissões Permanentes da Casa Legislativa.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) está formada para 2023 pelos vereadores Gimi (PP) como presidente; Igor Beretta (MDB) como 1º Secretário e Jacó Miguel Zeferino (PSD) como Relator.
A Comissão de Orçamento, Finanças e Controle (COFC) terá neste ano de presidente o vereador João Negrini (Rep); como 1º Secretário Vilmar dos Santos Rocha (U.B.) e Carlos Jacques (PP) como Redator.
A Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CEEC) terá como presidente o vereador Silvano Borja (PDT); como 1º Secretário Cláudio Freitas (PSB) e como Redator Moisés Trisch (PT).
A Comissão de Saúde (CS) Tem a vereadora Carla Daitx como Presidente; João Negrini (Rep) como 1º Secretário e Dilson Boaventura (MDB) como Redator.
A Comissão de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura (CIMAA) terá como ocupantes das cadeiras o vereador Rafael Silveira (PSDB) como presidente; Igor Beretta como 1º Secretário e Carla Daitx como Relatora.
Por último, a Comissão de Direitos Humanos e Ética Parlamentar (CDHEP) terá neste 2023 de presidente o vereador Jacó Miguel Zeferino (PSD); Rafael Silveira (PSDB) como 1º Secretário e João Negrini (Rep) como Redator.
Blocos partidários
Foram mais uma vez formalizados os Blocos partidários e as lideranças dos mesmos no trabalho político de apoio, oposição ou isenção das agremiações para o ano de 2023.
O Bloco do PSDB, do vereador Rafael Silveira, do Republicanos do vereador João Negrini e do União Brasil do vereador Vilmar dos Santos Rocha terá a liderança do vereador Rafael, o Rafa.
O Bloco do PDT – Silvano Borja; PSD – Jacó Miguel Zeferino e PSB – Cláudio Freitas terá como líder o vereador Cláudio Freitas.
Outro bloco conta com o MDB, de Dilson Boaventura (MDB), Igor dos Santos Bereta (MDB) e PT de Moisés Trisch, tendo como Líder o vereador Dilson Boaventura.
O líder da Bancada do Partido Progressista – PP neste ano será o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi. Ele será teoricamente o porta- voz da defesa e posições institucionais do Governo Carlos Souza através da Câmara Municipal, poder Legislativo.
Hoje, segunda (13) acontece a segunda sessão ordinária do ano de 2023