Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras, realizada na segunda-feira (4 de julho), foi aprovado o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01 DE 2022, assinado por todos os vereadores da Casa Legislativa trescachoeirense, que “Institui o Prêmio MÉRITO PROFISSIONAL, prêmio que será coordenado pela Câmara da cidade.
O prêmio será para profissionais que, através dos trabalhos desenvolvidos, na avaliação dos vereadores, merecem de forma indispensável à homenagem ainda em vida. Os títulos podem ser concedidos para profissional da área da Educação, Saúde, Agricultura, Funcionalismo Público, Profissional Liberal, inclusive o trabalho social, entre outros. A premissa única é a de que o trabalho seja feito em nome do município de Três Cachoeiras. Cada vereador poderá, anualmente, indicar a concessão do Prêmio a um homenageado – e a indicação da honraria pelo vereador deverá estar acompanhada do histórico do homenageado (a), que venham a comprovar e dar credibilidade ao mérito.
Os documentos apresentados instruirão o Projeto de Decreto Legislativo de outorga da honraria como comprovações do mérito. O prêmio será conferido àquele (a) profissional que se destacou em sua atividade no município. E consiste em um diploma definido pela Câmara local com a assinatura do presidente em exercício da Casa Legislativa. O diploma e seus complementos serão entregues em Sessão Solene, realizada no horário e data agendada pelo homenageado e demais vereadores.
JUSTIFICATIVA
No corpo do PL aprovado os autores o justificam defendendo que “o trabalho e luta desenvolvido em sua tarefa, torna-se indispensável essa homenagem de valorização desse cidadão ou dessa cidadã de bem que prestou relevantes serviços ao município de Três Cachoeiras no determinado campo profissional”. Para os mesmos legisladores, conceder o reconhecimento é uma forma de valorizar o seu trabalho em vida.
“Não achamos justo esperar que o cidadão ou a cidadã não estejam mais entre nós para homenagearmos. Nosso papel aqui nesta casa legislativa é de, além de legislar em defesa das pessoas, de fiscalizar e de assessorar o executivo através de indicações, é também de valorizar as pessoas por tudo o que fizeram como cidadã e cidadão em vida”, afirmam os autores do PL do lançamento da premiação de mérito que será oferecida pelo Poder Legislativo local.